Fiscais de Campinas atendem 404 ocorrências em 8 dias por causa das chuvas
O setor de fiscalização do Departamento de Controle Urbano (Decon), da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) de Campinas, fez avaliações para laudos em 404 ocorrências causadas pelas chuvas entre os dias 17 e 24 de janeiro. Volume é muito superior à média mensal registrada normalmente, mesmo durante a Operação Verão que abrande o período chuvoso. Em 2022, em doze meses foram 714 ocorrências.
De acordo com levantamento do setor de Gestão de Ocorrências da Defesa Civil (GODC), a equipe de oito engenheiros do Decon/Seplurb, no período de 17 a 24/01, foram 404 ocorrências. A maioria foi relativa a alagamento de imóveis: 85. Em segundo lugar foram 69 quedas de árvores; seguidas de 59 imóveis em risco. Também foram avaliados problemas em muros: 42 quedas e 42 riscos de queda.
Deslizamentos somaram 28 ocorrências. Somadas a essas situações, mais 79 ocorrências foram atendidas pelos engenheiros da pasta relativas a laudos sobre erosões, destelhamentos, inundações, postes e pontes em risco e também inundações de áreas diversas.
Acima da média
O aumento da demanda da fiscalização do Decon/Seplurb, causada pelo alto volume de chuvas, já começou a ser notado em dezembro de 2022, quando foram 117 ocorrências atendidas a partir do acionamento da Defesa Civil. Durante o ano passado, o total somou 714 ocorrências.
“A equipe é pequena e tem se desdobrado para atender a todos os chamados. Os profissionais estão tendo uma dedicação incansável por conta das situações graves decorrentes das chuvas acima do normal e com volumes altos em pouco tempo”, declara a secretária Carolina Baracat Lazinho, titular da Seplurb.
De acordo com ela, a pasta tem dedicado atenção especial ao atendimento da Defesa Civil por conta dos riscos para a população. “Entendemos que é uma situação de emergência e toda a Prefeitura está mobilizada”, afirma. Os laudos estão sendo confeccionados de acordo com a urgência das ocorrências e o envolvimento de vítimas e montante dos danos.