Operação Verão alinha estratégias para atendimento de ocorrências em Campinas
Em reunião realizada nesta segunda-feira, 11 de dezembro, os membros da Operação Verão alinharam estratégias para o atendimento de ocorrências relacionadas às chuvas. Entre os pontos levantados estão o reforço nas equipes de plantão para o final do ano e durante os próximos feriados.
Com base na previsão apresentada pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, a Defesa Civil, que coordena a operação, tem estruturado o enfrentamento das situações como alagamentos, inundações e necessidade de remoção de famílias em áreas de risco iminente.
“Uma das questões levantadas é a que se refere à entrega de hipoclorito em caso de alagamento de imóveis – a água da enxurrada é contaminada e pode causar doenças – pelas equipes da Secretaria de Saúde. A estratégia já está estruturada”, afirmou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado.
Já a Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos está preparada para o atendimento às famílias que precisem ser retiradas de imóveis em risco, fornecendo abrigamento e entrega do kit de emergência composto por travesseiro, fronha, lençol, toalha, itens de higiene, além de colchão, cobertor e Cartão Nutrir (R$ 116,48).
Também participaram da reunião representantes das Secretarias de Habitação, Serviços Públicos, da Sanasa e da CPFL.
Operação Verão
A Operação Verão começa em 1º de dezembro de 2023 e vai até 31 de março de 2024. Durante o período, diversas áreas são mobilizadas no socorro a situações de emergência e desastres causados pelas chuvas fortes e temporais do verão. A medida inclui acompanhamento de índices pluviométricos e previsão meteorológica, com envio de alertas à população e aos órgãos responsáveis, vistorias em área de risco e medidas antecipadas para prevenir situações graves.
As ações são coordenadas pelo Departamento de Defesa Civil de Campinas, da Secretaria de Governo, com a participação de setores da administração direta, indireta, de órgãos estaduais e sociedade civil.
O lançamento da Operação foi em 30 de dezembro, confira no link: https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/51302.