Dario Saadi: Saúde de Campinas está preparada para o enfrentamento à gripe
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou do Programa Pan News Campinas. Durante uma hora de entrevista, com os apresentadores Marco Massiarelli, J. Tannus e Rony Vianna, Saadi fez um balanço do primeiro ano de sua administração.
Destacou temas e projetos importantes desenvolvidos ao longo de 2021, como a nova Lei de Incentivos Fiscais, retomada das obras do BRT que liga o Vida Nova até o Ouro Verde, além do momento atual do município em relação à pandemia da Covid 19.
Também foi abordado, durante a entrevista, o mapeamento dos casos de gripe influenza que atinge várias cidades do país.
Sobre este tema, o prefeito de Campinas disse que o setor da Saúde vem mapeando as ocorrências e a cidade está preparada para o enfrentamento. “Inclusive houve um aumento de leitos infantis no Mário Gatti”, declarou Saadi.
Quanto ao surgimento dos casos de gripe, Saadi acredita que as pessoas se preocuparam com a vacina da Covid-19 e deixaram a da gripe em segundo plano.
Porém, os casos de gripe não chegam nem perto do que a cidade enfrentou com a Covid nesse ano.
Um outro ponto destacado e que vem sendo acompanhado de perto e que pode render bons investimentos em Campinas, foi a assinatura da Lei de Incentivos Fiscais, que tem como meta atrair novas empresas, investimentos e geração de empregos.
“Com a nova legislação, as empresas que se enquadrarem terão direito à isenção de IPTU, do ITBI e do ISSQN da construção civil, além da redução do ISSQN de 5% para 2%. Chega da história de Campinas não ser competitiva”, ponderou Saadi.
O prefeito lembrou ainda que faltava uma lei mais contundente e que fizesse páreo aos outros municipíos que também dão isenção fiscal.
Sobre as obras de engenhraria do BRT – na região do Vida Nova até Ouro Verde – e que estavam paradas por conta do consórcio vencedor que foi multado pelo atraso, Saadi disse que as obras voltaram a ser feitas e espera a conclusão o mais rápido possível.
Quanto à licitação para novos veículos que vão operar o BRT, ainda vai demorar um pouco, sendo que diversas audiências públicas vão ainda ocorrer.
Por fim, questionado sobre o aumento da tarifa do transporte coletivo para o próximo ano, o prefeito disse que existe um pedido de ajuda ao Governo Federal para a liberação de recursos aos municípios. Se isso ocorrer, não haverá aumento na tarifa.
Saadi também falou sobre as obras realizadas na Lagoa do Taquaral, na região do antigo Kartodrômo, da revitalização total da ciclo-faixa existente na região, acreditando que em 2022 seus projetos de governo poderão ser mais colocados em prática por conta da melhora na pandemia da cidade.
Um dos projetos mais comentados na campanha, o Hospital Pediátrico Mário Gattinho só está no aguardo da estabilização para começar a funcionar no prédio do Hospital Metropolitano, que foi usado durante a pandemia da Covid 19.