Morre aos 88 anos o papa Francisco, um dia após mensagem em missa de Páscoa
Morreu na manhã desta segunda-feria (21/4) o papa Francisco. Aos 88 anos, o argentino Jorge Jorge Mario Bergoglio, primeiro pontífice do continente americano e do Hemisfério Sul, teve a morte anunciada pelo Vaticano.
“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja”, informou em nota o cardeal Farrell da Casa Santa Marta.
“Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”
Francisco assumiu o comando da Igreja Católica em 19 de março de 2013 e dedicou seu pontificado à luta pela paz, pela redução das desigualdades e pelo respito às religiões.
Sua partida ocorre um dia depois de se pronunciar na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo, no encerramento da missa de Páscoa celebrada por um assitente.
O papa pediu a libertação de prisioneiros de guerra e presos políticos. E reforçou apelos para que prossigam esforços pela paz na Ucrânia e o cessar-fogo em Gaza. Antes, pela manhã, recebeu o vice-presidente dos Estado Unidos, JD Vance. O encontro foi breve, “alguns minutos”, como informou o Vaticano. Francisco é crítico da política do atual governo estadunidense, sobretudo o corte de ajuda humanitária a programas sociais e as ações de deportação indiscriminada de imigrantes.
Ainda no sábado (19), Francisco também foi à Basílica de São Pedro para rezar antes da Vigília Pascal e cumprimentou alguns fiéis.