Radares no entorno da Estação Ipaussurama, em Campinas, começam a funcionar nesta sexta

Mais um trecho dos Corredores BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido), na avenida John Boyd Dunlop (JBD), terá a segurança de pedestres, usuários do transporte público e condutores reforçada pela fiscalização eletrônica. A partir desta sexta-feira, 21, os radares começam a funcionar no entorno da Estação BRT Parque das Bandeiras / Ipaussurama e do Shopping Parque das Bandeiras, nos dois sentidos de circulação. Os equipamentos vão fiscalizar o cumprimento da velocidade regulamentada, que é de 50 km/h na via.

 

No sentido bairro – Centro, os radares estão localizados 130 metros após à passarela de pedestres sobre a avenida JBD; e no sentido Centro – bairro, 220 metros antes da estrutura. Faixas instaladas no local alertam os condutores sobre a ativação do radar desde o dia 12 de fevereiro. O objetivo da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) é salvar vidas no trânsito, minimizando os riscos de sinistros (acidentes), em especial atropelamentos de pedestres.

 

A implantação dos equipamentos de fiscalização eletrônica no entorno de terminais e estações BRT vem sendo realizada pela Emdec como estratégia para reforçar a segurança, principalmente nas travessias. A medida foi adotada nas travessias do Terminal BRT Santa Lúcia, no Corredor Ouro Verde, em dezembro de 2024; e no novo acesso ao Terminal Campo Grande (sentido bairro – Centro), no Corredor Campo Grande, aberto para viabilizar o fluxo de pais, alunos e comunidade escolar da unidade educacional CEI Campo Grande (Espaço do Amanhã), no início de fevereiro.

 

Velocidade mata: fator de risco causou 14 mortes em 2024

 

Na última atualização do ranking de pontos críticos de acidentalidade, entre 2022 e 2024, foram computados 60 sinistros nesse ponto da avenida JBD: 19 com vítimas feridas, 17 sem vítimas e um atropelamento no sentido centro – bairro; 13 com vítimas feridas, nove sem vítimas e um atropelamento no sentido bairro – Centro.

 

O excesso de velocidade foi responsável por 30% (14) dos 47 sinistros fatais registrados em 2024 e analisados pelo Comitê Vida no Trânsito. No balanço preliminar, foram 71 vidas perdidas no eixo urbano. A circulação em velocidade superior à máxima permitida ocupa também a primeira posição entre as principais infrações cometidas pelos condutores em 2024, com 594,4 mil (62,4% do total de 951,8 penalidades expedidas). A avenida JBD ocupa a primeira posição entre as que mais acumularam infrações em 2024, com 150.951 penalidades expedidas (15,86% do total).

 

Pela avenida John Boyd Dunlop, a mais extensa de Campinas, circularam cerca de 60 mil veículos por dia, na soma dos dois sentidos.

 

Estação Ipaussurama já atende quatro linhas BRT

 

A Estação BRT Parque das Bandeiras / Ipaussurama entrou em operação no último dia 7 de fevereiro, tornando o Corredor BRT Campo Grande 100% operacional. Ela é atendida por quatro linhas do BRT Campo Grande: as paradoras BRT20 e BRT25 e as semiexpressas BRT21 e BRT26. A Emdec também instalou gradis metálicos para orientar a correta travessia dos pedestres pela passarela e garantir a segurança na circulação.

 

Radar foi remanejado: total de 144 pontos está mantido

 

A ativação do radar não ampliou o número de pontos de fiscalização eletrônica ativos em Campinas. São 144 desde o início de 2023, quando 18 novos pontos foram ativados em locais com maior índice de sinistros fatais, nas avenidas Amoreiras, Ruy Rodriguez e John Boyd Dunlop.

 

Desde então, a Emdec vem adotando o remanejamento de pontos como estratégia para atender às novas demandas de reforço da segurança viária, a partir de equipamentos que estavam em regiões onde o papel fiscalizatório já foi cumprido. Os radares instalados junto à Estação BRT Ipaussurama foram remanejados de pontos das avenidas Waldemar Paschoal e Guilherme Campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com