Campinas sedia formação de conselheiros para a 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas
Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Estado, Campinas sediou, na manhã desta terça-feira, 12 de novembro, a reunião do Programa de Formação de Conselheiros para a 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas. Na ocasião também foram diplomados os delegados e suplentes presentes, que foram eleitos nas etapas municipais da Conferência das Cidades.
Durante o encontro, foram debatidas questões relacionadas ao desenvolvimento urbano com o objetivo de nivelar o acesso à informação e organizar as pautas produzidas pelas conferências das cidades municipais.
O prefeito em exercício, Wanderley de Almeida, que participou da abertura do evento, destacou a importância da qualificação dos delegados que irão representar o município na etapa estadual. “É importante para as cidades, em especial para Campinas, receber esse evento que vai qualificar e diplomar os nossos delegados para participação na Conferência Estadual, levando as contribuições dos nossos conselheiros para as esferas estadual e nacional e, dessa forma, tentar influenciar nas decisões e legislações futuras”, colocou.
Além do prefeito em exercício, também participaram da reunião o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini; o subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto; o coordenador da subsecretaria de Desenvolvimento Urbano da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Carlos Alexandre Gomes e o diretor executivo da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), Eliziário Ferreira Barbosa.
Formação
Ponto focal do encontro, o secretário Coluccini, afirmou que a realização dessa formação também em Campinas é uma oportunidade de capacitar maior número de delegados que irão levar as propostas dos municípios para a etapa estadual. “Durante a conferência municipal, levantamos propostas muito interessantes e precisamos estar capacitados para poder apresentá-las de uma maneira muito clara e efetiva no dia da Conferência Estadual”, ressaltou.
Police Neto, que abordou a perspectiva do desenvolvimento urbano de São Paulo em sua palestra, destacou a importância das conferências para garantir a participação da população na elaboração das propostas para atingir o objetivo da cidade sonhada. “A conferência permite a participação ativa da sociedade, para construir a lógica do desenvolvimento da nossa cidade, na promoção da equidade, no desenvolvimento urbano sustentável, nas regras e ofertas de políticas públicas que, de fato, transformem a cidade”, disse.
A segunda palestra da manhã foi ministrada por Carlos Alexandre Gomes. Ele falou sobre as propostas estaduais e regionais para o desenvolvimento urbano, que devem fazer parte da Conferência Estadual.
A formação contou com a participação de representantes dos municípios de Engenheiro Coelho, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo, além dos delegados de Campinas.
Etapa Municipal
Campinas realizou a etapa municipal da Conferência Nacional das Cidades nos dias 7 e 8 de junho. A finalidade foi levantar as propostas da comunidade para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), que é como o governo federal orienta os projetos e os recursos para as cidades e os estados.
A etapa municipal seguiu o tema da 6ª Conferência Nacional da Cidade “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. Após a fase local, haverá a estadual.
Foram eleitos 38 delegados de Campinas para a etapa estadual, entre titulares e suplentes. São representantes de movimentos populares, sindicatos, entidades, associações e também da prefeitura.