CPTM empresta imóvel para a concessionária do Trem Intercidades São Paulo-Campinas
A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos está “emprestando” um imóvel sem custos para a concessionária TIC Trens.
A cessão foi formalizada por aditivo ao contrato de concessão, aprovada pela Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP) da Secretaria de Parcerias em Investimentos. A deliberação da CMCP foi publicada nesta terça-feira, 24 de setembro de 2024, no Diário Oficial do Estado
Para o uso do imóvel, a concessionária fará as adequações necessárias e posteriormente o devolverá ao patrimônio do Estado .
A chegada do Trem Intercidades Eixo Norte à Campinas marcará o retorno do trem de passageiros após 28 anos na região.
O projeto de Parceria Público-Privada prevê um trem expresso de média velocidade ligando a cidade à capital paulista (TIC), além do Trem Intermetropolitano (TIM) saindo de Jundiaí e indo até a cidade campineira e a requalificação da Linha 7-Rubi, hoje gerida pela CPTM.
O leilão de concessão do projeto ocorreu no dia 29 de fevereiro, com a vitória do Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos (TIC Trens).
A concessionária TIC Trens é uma empresa do Grupo Comporte (holding brasileira formada por empresas de transporte rodoviário e urbano de passageiros, cargas e turismo), e da CRRC (empresa chinesa líder em fabricação e fornecimento de materiais e suprimentos para ferrovias do mundo).
Em nota ao Diário do Transporte a CMCP da Secretaria de Parcerias em Investimentos explicou o aditivo contratual:
A Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP) informa que o aditivo contratual, publicado em Diário Oficial nesta terça-feira (24), concede à concessionária TIC Trens a permissão para uso de um imóvel da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), sem qualquer alteração financeira já definida em contrato. A concessionária fará todas as adequações necessárias e, posteriormente, após o uso, o prédio retornará para o Governo de São Paulo.
FONTE: DIÁRIO DO TRANSPORTE