Aula inaugural marca parceria inovadora entre os cursos tecnólogos na FIEC, em Indaiatuba
No dia 14 de fevereiro o auditório da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura – FIEC, testemunhou um marco de colaboração e inovação durante a aula inaugural dos estudantes dos cursos técnicos e do Tecnólogo em Processos Químicos da Fundação.
O evento contou com a presença da Diretora Nilza Chavier, pela Vice-Diretora Marta Elisa Bérgamo, representante do Conselho Regional de Química (CRQ IV-Região) da instituição, incluindo o Superintendente da FIEC, Geraldo Garcia, e o Prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, além de outros convidados como Sr. Carlos Fernandes Greff, Supervisor de Fiscalização do CRQ IV-Região, e os coordenadores de curso do Tecnólogo em Processos Químicos, Claudemir Borgo, e Lucas Mariano Konishi Técnico em Mecatrônica.
O destaque do evento foi a entrega de uma planta didática inovadora, desenvolvida para simular as variáveis de temperatura, pressão, vazão e nível de um tanque industrial. O projeto, concebido em 2022, surgiu da necessidade do curso de Tecnólogo em Processos Químicos de dispor de uma mini planta industrial para a realização de aulas práticas.
Professores e estudantes do Tecnólogo em Processos Químicos colaboraram estreitamente com seus colegas do curso de Mecatrônica, estabelecendo uma parceria que resultou no desenvolvimento e construção dessa planta didática inovadora.
O projeto, alinhado aos princípios da Indústria 4.0, permite o controle das variáveis do tanque industrial por meio de dispositivos móveis, proporcionando acesso instantâneo e remoto às informações vitais. O investimento necessário para a implantação do projeto, que alcança aproximadamente R$7.000,00 (sete mil reais), representa uma economia significativa em comparação aos custos médios de uma planta industrial pronta, estimados em R$300.000,00 (trezentos mil reais).
O mais inspirador é que essa iniciativa não apenas oferece uma ferramenta prática para os estudantes, mas também promove a colaboração interdisciplinar e o aprendizado em equipe. Estudantes de Mecatrônica e Tecnólogo em Processos Químicos uniram forças para enfrentar desafios e alcançar um objetivo comum, demonstrando assim os valores fundamentais da educação e da inovação.
A planta didática, além de beneficiar os estudantes dos cursos Técnicos de Mecatrônica, Automação, Eletroeletrônica, Química, Farmácia e do Tecnólogo em Processos Químicos, representa um passo significativo em direção à modernização e excelência educacional na Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura – FIEC em apoio a Prefeitura de Indaiatuba.
#PraTodosVerem: Grupo de pessoas posando para foto, incluindo o Prefeito Nilson Gaspar, junto do projeto da Planta Industrial. Fim da descrição.