Lula marca confraternização de fim de ano com ministros do STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou um jantar com todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima terça-feira (19). O evento ocorrerá na casa do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, de acordo com informações da colunista Camila Bomfim, do portal G1.

O jantar, segundo Camila, é carregado de simbolismo da pacificação entre o Executivo e o Judiciário após uma breve crise. Crise essa causada pelo fato de o líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA), ter trabalhado para aprovar a PEC (Proposta de Emenda a Constituição) que limita decisões individuais dos ministros da Corte.

Tal imbróglio teria se solucionado após a indicação e aprovação de Flávio Dino para o STF e de Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República (PGR), ambas “patrocinadas” pela Corte. O jantar, portanto, servirá para solidificar essa conciliação.

Além disso, a confraternização também ocorre em um contexto em que o governo Lula está mirando temas que tramitam no Supremo – como indicações de políticos em estatais, por exemplo – enquanto a Corte acompanha pautas como mandatos fixos para os ministros. Manter uma relação harmoniosa, portanto, é de interesse de ambos os lados, e o jantar promete ser amigável.

Lula comemora: Conseguimos no STF um ministro comunista

Nesta quinta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou a aprovação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) e disse que está feliz por ter indicado o primeiro ministro comunista da Suprema Corte.

Dino foi aprovado pelo Senado Federal na quarta (13), com 47 votos favoráveis, 31 contrários e duas abstenções. O ex-governador do Maranhão deve assumir a vaga deixada por Rosa Weber em fevereiro do ano que vem.

– Vocês não sabem como eu estou feliz hoje. Pela primeira vez na história deste país nós conseguimos colocar na Suprema Corte desse país um ministro comunista. Um companheiro da qualidade de Flávio Dino – disse.

Lula participou da 4ª Conferência Nacional de Juventude que aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Os presentes aplaudiram a fala do petista e gritaram o nome do novo ministro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com