Discurso no G20: Após críticas, Lula cita enchentes no RS
Após ser criticado por manter a viagem à Índia para participar da reunião de líderes do grupo das 20 maiores economias do globo (G20) e não visitar locais de enchente no Rio Grande do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) citou a tragédia causada no estado durante seu primeiro discurso na cúpula. Ele deu declarações neste sábado (9).
Lula cobrou de nações ricas ajuda aos países emergentes para que estes possam lidar com as mudanças climáticas. As informações são do Estadão e do site O Antagonista.
– Agora mesmo no Brasil, o estado do Rio Grande do Sul foi atingido por um ciclone que deixou milhares de desabrigados e dezenas de vítimas fatais – falou o petista, em Nova Délhi.
Segundo ele, em 2024, o Brasil lançará uma força-tarefa para mobilização global contra a mudança do clima.
– Queremos chegar na COP 30, em 2025, com uma agenda climática equilibrada entre mitigação, adaptação, perdas e danos e financiamento, assegurando a sustentabilidade do planeta e a dignidade das pessoas – disse.
Ainda segundo o presidente brasileiro, “quem mais contribuiu historicamente para o aquecimento global deve arcar com os maiores custos de combatê-la”.