Bolsonaro lidera em pesquisa mais ampla que Ipec e Datafolha

Uma pesquisa de intenção de votos divulgada pelo instituto Equilíbrio Brasil nesta quarta-feira (28), com uma amostra mais ampla do que aquelas que têm sido apresentadas pelos tradicionais Ipec e Datafolha, indicou a liderança do presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida presidencial. De acordo com o levantamento, o atual líder tem 44% da preferência, contra 39% de Lula (PT).

O número de pessoas consultadas e cidades pesquisadas pelo Equilíbrio Brasil é bem maior do que aquele que tem sido registrado nos mais recentes levantamentos feitos pelos institutos Ipec e Datafolha, por exemplo. De acordo com o Equilíbrio Brasil, foram ouvidas 11.500 pessoas em 1.286 cidades, entre os dias 20 e 22 de setembro, com margem de erro de 3 pontos percentuais.

Já na última pesquisa Ipec, divulgada na segunda (26), foram ouvidas 3.008 pessoas em 183 cidades. Na atual pesquisa Datafolha, publicada na quinta passada (22), foram 6.754 entrevistados em 343 cidades. Em ambas, a margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Ao contrário da pesquisa do instituto Equilíbrio Brasil, os atuais levantamentos do Ipec e do Datafolha indicam ampla liderança de Lula, com o Ipec indicando uma vitória do petista por 48% a 31% contra Bolsonaro, e o Datafolha apontando uma liderança do petista por 47% a 33%.

OUTROS DADOS DA PESQUISA EQUILÍBRIO BRASIL
Na análise feita apenas com os votos válidos, Bolsonaro aparece com 46%, contra 41% de Lula, no levantamento feito pelo Equilíbrio Brasil. Já na avaliação feita por regiões do país, o atual líder aparece na frente no Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste, perdendo para o petista apenas no Nordeste.

Na pesquisa com as intenções de voto para o segundo turno, Bolsonaro aparece com 4 pontos percentuais de vantagem sobre o candidato do PT. De acordo com o levantamento, o atual presidente tem 47% da preferência, contra 43% de Lula. A pesquisa do instituto Equilíbrio Brasil foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02018/2022.

Pesquisa do Instituto Paraná mostra Haddad e Tarcísio tecnicamente empatados

Nova pesquisa do Instituto Paraná sobre a disputa ao governo de São Paulo mostra Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) tecnicamente empatados. No levantamento, divulgado nesta quinta-feira (29), o petista aparece com 30,9% das intenções de voto na estimulada, contra 26,9% do ex-ministro de Bolsonaro. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais.

Candidato à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB) aparece com 22,5%, o que configura um empate técnico com Tarcísio (à direita na foto). Brancos e nulos somam 9,1%, e os que não sabem/não responderam, 7%. Os demais candidatos têm menos de 1%.
Na espontânea, o petista tem 17,5%, o ex-ministro de Bolsonaro, 16,7%, e o atual governador, 11,1%. Os que não sabem/não responderam totalizam 46,3%, enquanto os brancos e nulos representam 7%.

Foram ouvidos 1.810 eleitores entre os dias 24 e 28 de setembro. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-01189/2022.

Instituto Paraná, Senado em SP: Marcos Pontes cresce 5 pontos e empata com França

Levantamento do Instituto Paraná divulgado hoje sobre a corrida ao Senado em São Paulo aponta que Márcio França (PSB) e Marcos Pontes (PL) estão tecnicamente empatados. O ex-governador, que é apoiado por Lula (PT), aparece com 31,2% das intenções de voto na estimulada, contra 29,3% do ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL). A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais.

Janaina Paschoal (PRTV) tem 5,7%, Edson Aparecido (MDB), 4%, e Aldo Rebelo (PDT), 2%. Os demais candidatos aparecem com menos de 1%.
Na comparação com a pesquisa anterior, publicada na semana passada, França (à esquerda na foto) oscilou 0,3 ponto percentual para baixo, enquanto Pontes (à direita na foto) cresceu 5,5. Janaina oscilou 2,2 pontos percentuais para baixo, Aparecido, um, enquanto Aldo Rebelo se manteve estável.

Na espontânea, o ex-ministro de Bolsonaro tem 14,4%, o ex-governador, 14,2%, Aparecido, 1,9%, e Janaina, 1,4%.

Foram ouvidos 1.810 eleitores entre os dias 24 e 28 de setembro. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-01189/2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com