“Não anule seu voto, não se abstenha”, diz Bolsonaro em live
A cinco dias da eleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) pregou contra o chamado “voto útil”, estratégia adotada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tentar vencer a disputa no primeiro turno. Numa tentativa de mobilizar seus apoiadores, o candidato à reeleição também pediu, durante transmissão ao vivo nas redes sociais nesta terça-feira (27), que os eleitores compareçam no dia da votação e evitem anular ou votar em branco.
– É um direito votar em qualquer candidato e ponto final. Nem vou falar em voto útil aqui. Eu acho que o primeiro turno existe para, exatamente, você votar naquela pessoa que você acha que deve votar. E, no segundo turno, você tem que ter uma opção, e sempre tem o melhor ou o menos ruim – declarou Bolsonaro.
E continuou:
– E eu peço a você: não anule seu voto, não se abstenha, não vote em branco, vote em alguém – emendou.
A estratégia da campanha de Lula é buscar o voto útil no primeiro turno para tentar derrotar Bolsonaro. O PT quer, mesmo que isso não seja dito em público, desidratar as candidaturas de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).
– A partir de agora, sempre que puder usar verde e amarelo, use. E, no dia das eleições, vote com verde e amarelo. Convença aquelas pessoas, converse, que têm ideias diferentes, e, quem sabe, eles possam entender – pediu Bolsonaro.
Na live, o presidente voltou a dizer que quer eleições “limpas e transparentes” e afirmou que, numa eventual reeleição, vai “garantir em definitivo” a liberdade de expressão. Ele costuma criticar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).
– Numa reeleição, vamos conversar mais com poderes para chegar a uma solução (…). Certos problemas vêm acontecendo, tem subido a temperatura de um lado – declarou o presidente.
Michelle Bolsonaro anuncia dia de jejum e oração pelo Brasil
Nesta quarta-feira (28), a primeira-dama Michelle Bolsonaro anunciou um dia de jejum e clamor pelo Brasil. Ela se manifestou por meio das redes sociais.
Na publicação, Michelle conclamou o povo a declarar que “o Brasil é do Senhor Jesus”.
De acordo com o vídeo postado pela primeira-dama, o jejum acontece nesta quinta-feira (29), das 0h às 12h.
– Clamor e jejum pela nossa nação. Clame e declare: “O Brasil é do Senhor Jesus!” (2 Crônicas 7:14) – escreveu.
Gloria Perez compara patrulhamento da esquerda após curtir post pró- Bolsonaro com época da ditadura
Gloria Perez curtiu um post em seu Twitter, nesta terça-feira (27), de um perfil que se identifica como “administrador de empresas e liberal raiz” e defende o voto em Jair Bolsonaro nas próximas eleições. Após a ação, a autora virou alvo de ataques de internautas de esquerda.
“Isso é declaração de voto??? Ah gente! É cada uma!”, respondeu a escritora ao ser questionada pela Folha de S. Paulo.
“Vivi minha juventude sufocada pela ditadura e esse patrulhamento está ficando igualzinho. Tô fora!”, disse Gloria Perez. “Esse povo quer assunto. Curti e vou curtir qualquer post que defenda a liberdade de expressão. Ponto. Nunca declarei voto. Nunca, em tempo nenhum. E vou continuar assim. É um princípio meu”.
“Em 2018, votei nele porque era o mal menor. Desta vez, votarei nele não apenas como um antídoto ao PT, mas porque ele teve a coragem de defender a nossa liberdade nestes quatro anos. Não apenas a liberdade de expressão, mas também de ir e vir, de trabalhar, de escolher meus remédios e vacinas”, diz o post curtida por Glória.