Campinas implanta teletriagem em 10 centros de saúde
A Prefeitura de Campinas vai implantar, na semana que vem, um projeto-piloto de teletriagem de pacientes em 10 unidades básicas de saúde (DIC 1, Vila União, Florence, Valença, São Domingos, São Marcos, Barão Geraldo, Centro, Taquaral e Sousas). A medida é resultado de uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Rede Mário Gatti e tem como objetivo atender à alta demanda de pessoas com síndromes respiratórias verificada nas últimas semanas – entre 1º e 7 de maio foram 5.449 atendimentos do gênero no SUS Municipal. Na semana passada, de 22 a 28 de maio, 10.378 pessoas foram atendidas, o que representa um aumento de 90,5%.
Na prática, vai funcionar da seguinte maneira: o paciente chegará aos centros de saúde, será atendido por um profissional de enfermagem e passará por uma avaliação de risco feita on-line por um médico que estará em uma sala devidamente equipada situada no Hospital Mário Gatti. Em caso de necessidade, o paciente será encaminhado para um pronto-socorro.
Este projeto vai ajudar na futura implantação da telemedicina na rede pública municipal de saúde, cujo processo está em licitação e prevê a realização dos serviços de teleconsulta, telediagnóstico, telemonitoramento ou televigilância e teleconsultoria.
Quarenta pacientes devem ser atendidos por dia na teletriagem. O serviço está sendo implantado com recursos já existentes na rede (equipamentos e profissionais).