Implantação da 3ª faixa melhora trânsito na Via Expressa Waldemar Paschoal, em Campinas

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) registrou menos ocorrências de lentidão de trânsito na Via Expressa Waldemar Paschoal,  após a implantação da terceira faixa de rolamento no trecho entre as ruas Dr. Quirino e Coronel Quirino, no sentido Bosque. As obras de abertura da faixa foram realizadas entre os dias 4 e 14 de abril. A Waldemar Paschoal é a via expressa que passa entre as duas pistas da avenida Aquidaban.


Nos horários de pico da manhã, havia, em média, cerca de um quilômetro de lentidão. Os motoristas levavam de três a quatro minutos para cumprir o percurso. Depois da ampliação, estima-se que esse deslocamento seja feito em aproximadamente um minuto, em condições normais e desconsiderando os tempos dos semáforos.  

Entre 27 de março e 2 de abril, antes da implantação da terceira faixa, foram registradas lentidões que somaram 4,55 km de extensão, no sentido Bosque. Já na última semana de abril, entre os dias 24 e 30, foi totalizado 1,7 km de trânsito lento. Ou seja, uma queda de 62,6%, comparando as duas semanas. Os dados consideram as semanas completas, sendo uma imediatamente anterior à implantação da terceira faixa e a outra após, excetuando as semanas com feriados prolongados. 

A terceira faixa da Waldemar Paschoal está interligada à terceira faixa da Rua General Marcondes Salgado, que recebe o trânsito das avenidas das Amoreiras, Prefeito Faria Lima e Prestes Maia.  

O fluxo de veículos e a segurança viária também melhoraram com o fechamento do acesso da Coronel Quirino à General Marcondes Salgado. 

Faixa reversível 

Na sexta-feira (13/05), das 6h30 às 8h, a Emdec realizou uma operação experimental de faixa reversível no trecho da Coronel Quirino entre a Avenida Dr. Moraes Salles e a General Marcondes Salgado, também para melhorar o trânsito na região. 

Os motoristas que chegavam pela Waldemar Paschoal com destino à Dr. Moraes Salles podiam permanecer à esquerda e seguir pela faixa esquerda da Coronel Quirino, excepcionalmente no contrafluxo. Já quem precisava acessar a Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) ficava à direita e seguia pela General Marcondes Salgado. Agentes da Mobilidade Urbana trabalharam na operação, implantando a sinalização necessária e orientando os motoristas.   

Os resultados do projeto-piloto estão sendo analisados pela Emdec. 

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