Queiroga diz que vacinas de Covid-19 para crianças serão distribuídas na segunda quinzena de janeiro

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que as vacinas contra a Covid-19 a serem destinadas a crianças de 5 a 11 anos de idade serão distribuídas aos Estados a partir da segunda quinzena de janeiro. A informação foi adiantada em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 3. Anteriormente, a equipe do ministro já havia falado que a vacinação infantil deveria começar na primeira quinzena deste mês. A alteração no prazo pode ter ocorrido pela previsão de entrega das doses do imunizante da Pfizer,  prevista para começar no dia 10 de janeiro.

Do último dia 24 de dezembro e até o domingo, 2 de janeiro, o Ministério da Saúde realizou uma consulta pública à sociedade sobre a imunização das crianças. O resultado deverá ser divulgado até a próxima quarta-feira, 5, como apontado em comunicado oficial da Pasta. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a imunização do grupo no último dia 16 e, na época, o governo federal se pronunciou, orientando que a vacinação de crianças não deveria ser obrigatória nessa faixa etária, além de defender a prescrição médica e autorização dos pais ou responsáveis. Ainda não há previsão de quando o calendário de vacinação para a nova faixa etária será divulgado.

Segundo a Pfizer, a formulação do imunizante destinado às crianças, que será equivalente a um terço da dose adulta, chegará ao Brasil em um frasco com coloração diferente, com tampa e rótulo na cor laranja, com o objetivo de facilitar a diferenciação dos produtos. Ainda segundo a farmacêutica, a dosagem menor está respaldada em um estudo de duas fases que verificou ser uma quantidade suficiente para gerar alta quantidade de anticorpos, com perfil de segurança, para as crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com