A Toyota produziu no último sábado (20) a última unidade do Corolla sedã em sua fábrica de Indaiatuba, encerrando um ciclo de 28 anos de atividades no município. O fechamento definitivo da planta está previsto para o dia 30 de junho.
O último veículo fabricado foi apresentado aos funcionários durante uma cerimônia interna que marcou a despedida da unidade. O carro percorreu um trajeto simbólico dentro da fábrica em meio às homenagens organizadas pela empresa.
Inaugurada em 1998, a planta de Indaiatuba foi a segunda fábrica da montadora japonesa instalada no Brasil. Ao longo de quase três décadas de operação, a unidade produziu mais de um milhão de exemplares do Corolla, um dos modelos mais vendidos da marca no país.
A empresa também destacou que a fábrica participou da produção dos primeiros veículos híbridos flex do mundo, tecnologia desenvolvida para atender o mercado brasileiro e posteriormente utilizada como referência em outros mercados.
Em 2024, a Toyota e o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região firmaram acordos para a transferência de trabalhadores para outras unidades da empresa ou adesão a programas de desligamento. A fábrica chegou a empregar cerca de 1,5 mil funcionários.
A produção do Corolla será transferida para Sorocaba, onde a montadora prepara uma nova unidade industrial. A inauguração está prevista para novembro deste ano e faz parte de um plano de investimentos de R$ 11 bilhões no Brasil até 2030.
Segundo a Toyota, a nova fábrica deverá concentrar a produção de futuros modelos e veículos com tecnologias híbridas, além de gerar aproximadamente 2 mil empregos diretos quando estiver em plena operação.






