Emdec registra evasão de tarifa e vandalismo na Estação BRT Florence. Empresa fará ação educativa

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) registrou um ato coletivo de evasão de tarifa e vandalismo na Estação BRT Florence, no Corredor Campo Grande, na avenida John Boyd Dunlop, por volta das 12h desta terça-feira (25/02), envolvendo estudantes.

 

A ação foi registrada pelas câmeras da Central de Monitoramento da Emdec, que identifica ocorrências de todos os tipos nos corredores do BRT. Na situação desta terça, pelo menos 30 estudantes utilizaram, gradativamente, o acesso reservado às pessoas com necessidades especiais para entrar na estação, sem utilizar o Bilhete Único.

 

Ainda é possível observar quando uma das jovens facilita o acesso dos demais, escalando e se mantendo sobre a trava das catracas por vários minutos. Parte do grupo também vandalizou conduítes de borracha que vedam portas na estação. O objeto é utilizado em uma espécie de duelo entre os estudantes.

 

À direita do vídeo, junto às portas de vidro, alguns jovens chegaram pelo corredor exclusivo e acessaram a estação pelo lado de fora, apoiando-se na porta e na plataforma. Vários adolescentes também são vistos caminhando pelo corredor do BRT, que é exclusivo para ônibus, colocando em risco a própria segurança.

 

Ao flagrar as imagens pela Central de Monitoramento, as equipes de segurança patrimonial foram acionadas e, rapidamente, abordaram os estudantes na estação.

 

Todos foram orientados a deixar o espaço e efetuar o pagamento da tarifa nas catracas. A Guarda Municipal também foi acionada, mas o grupo se dispersou antes da chegada da equipe. Profissionais da empresa responsável pela manutenção das estações e terminais BRT também foram acionados e realizaram os reparos corretivos.

 

Escolas próximas à Estação terão ações educativas

 

Como medida de conscientização da comunidade escolar, a Emdec alinhará ações educativas junto às instituições de ensino próximas à Estação BRT Garcia. A ideia é orientar não só sobre a preservação do patrimônio público como também sobre o uso correto das travessias.

 

Vale destacar que Campinas conta com o Bilhete Único Escolar, que garante desconto de 60% no valor da tarifa de ônibus do transporte público coletivo para os estudantes do ensino fundamental e médio e de cursos profissionalizantes, que residem em Campinas e morem a mais de 1 km do estabelecimento de ensino das redes pública e privada do município. O valor da tarifa é de R$ 2,28 por passe.

 

Como é feito o monitoramento

 

As imagens do sistema de transporte público são observadas pela central de monitoramento instalada na sede da Emdec. O sistema funciona 24 horas e ajuda a identificar situações de evasão de tarifa, furtos e atos de vandalismo. Além do videomonitoramento, o trabalho preventivo envolve rondas diárias realizadas pelas equipes de segurança patrimonial. Cada corredor conta com uma viatura dedicada às rondas, além de um veículo de apoio para as situações emergenciais.

 

Estão 100% monitorados os Corredores BRT Campo Grande (14 estações e três terminais) e o Corredor Perimetral (quatro estações). No Corredor Ouro Verde, outras seis estações já são monitoradas: João Jorge, Mário Gatti, São Bernardo, Parque Industrial, Anhanguera e Vila Rica. A expansão é gradativa. Os pontos contam com sinalização informativa sobre a presença das câmeras, conforme prevê a legislação.

 

Como denunciar 

 

A população pode relatar ocorrências de vandalismo contra as infraestruturas do transporte e de mobilidade diretamente para a Emdec, pelos canais do Fale Conosco Emdec – telefone 118, portal (www.emdec.com.br/faleconosco) e, também, pelo WhatsApp (19) 3731-2910 e chatbot Emdec, disponível na página inicial do site da empresa. Denúncias que envolvem a segurança pública são recebidas pela Guarda Municipal, pelo telefone 153.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com