Campinas lança Campanha Natal sem fome no Paço
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, lançou oficialmente na manhã desta terça-feira, 21 de novembro, a Campanha “Natal sem Fome”. A mobilização visa atender famílias em situação de insegurança alimentar e busca apoios da sociedade civil para a doação de alimentos.
“Realizamos anualmente essa mobilização de modo a garantir um Natal mais digno para pessoas em situação de vulnerabilidade. É importante destacar a impessoalidade dessa ação. Entregamos as doações para as Organizações da Sociedade Civil e são elas que entregam o alimento para a população”, afirmou o prefeito Dário Saadi.
Já a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro, destacou que acredita que a campanha deve obter grande adesão da sociedade civil. “O povo de Campinas é muito solidário e certamente vai contribuir de modo expressivo nesta campanha”, acrescentou.
Como contribuir
As pessoas que desejarem contribuir podem entrar em contato pelo telefone do Banco de Alimentos: (19) 3746 -1063. A lista dos postos de coleta pode ser consultada em https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/natalsemfome2023.
Um grande mutirão no Paço Municipal está sendo planejado para o dia 2 de dezembro, um sábado, quando voluntários e servidores atenderão pessoas interessadas em doar em um sistema de drive-thru na rua Barreto Leme.
Segurança alimentar
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos tem as seguintes atividades de segurança alimentar:
Banco de Alimentos, que fornece cestas básicas à população nos quais se procura disponibilizar uma dieta balanceada à população socialmente vulnerável. A entrega é feita por meio de Organizações da Sociedade Civil.
“Campinas solidária e sustentável”, que busca criar núcleos de agricultura urbana em áreas socialmente vulneráveis, ampliando a oferta de alimentos frescos e saudáveis à população.
Viva Leite, que atende atualmente 2,5 mil crianças.
O Cartão Nutrir, que garante recursos para a compra de alimentos a 6,5 mil famílias.
Parceria do Ceasa com o ISA, que oferece gratuitamente a famílias em regiões vulneráveis alimentos frescos e saudáveis da produção do Ceasa.
O sexto é por meio da oferta de quentinhas com alimentação balanceada para pessoas socialmente vulneráveis à noite no Refeitório da Cidadania, localizado no Centro.
Centros Pop Sares 1 e 2: servem café da manhã a pessoas em situação de vulnerabilidade.
De modo indireto, igualmente, a Prefeitura mantém o Programa Renda Campinas, que visa transferir renda a 25 mil famílias em situação de pobreza no município, o que contribui para a segurança alimentar em Campinas. Segundo dados do sistema de Consulta, Seleção e Extração de Informações do CadÚnico (Cecad) do governo federal, Campinas tem atualmente 142 mil pessoas em situação de pobreza.