Defesa Civil de Campinas intensifica preparativos para Operação Verão 2023/2024

A Prefeitura de Campinas, por meio da Defesa Civil, já está em plena transição da Operação Estiagem 2022/2023 para a Operação Verão 2023/2024. Os preparativos foram intensificados nesta semana com várias atividades com foco simultâneo nas duas operações. Com a Operação Estiagem entrando na reta final, na terça-feira, 12 de setembro, foi apresentado o balanço das ocorrências e atividades realizadas. Em 2023, de maio até agosto houve 34% menos focos de queimadas, 128 ocorrências, enquanto no mesmo período de 2022 foram registrados 195 casos.

Com o tempo seco e altas temperaturas do último mês, as vistorias preventivas foram intensificadas, principalmente nas áreas de preservação. Além disso, é feito monitoramento via satélite e visita aos imóveis que tiveram focos registrados, o que inibe reincidências. 

Entre as novidades do último mês estão a inclusão das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros. A integração permite identificar proprietários das áreas queimadas e posterior fiscalização pelas Secretarias de Serviços Públicos e Verde.

Operação estiagem vai até dia 30

A Operação Estiagem começou em maio e vai até 30 de setembro. Durante esses meses, período mais seco do ano, quando aumenta o risco de focos de incêndio, doenças respiratórias e crises hídricas, as ações preventivas e de monitoramento são intensificadas.

Coordenada pela Defesa Civil, a Operação é acompanhada pelo comitê gestor formado por sete secretarias municipais, uma autarquia e uma empresa pública. O comitê contribui no planejamento e execução das ações de prevenção e controle dos efeitos da estiagem.

A Defesa Civil também divulgou nesta segunda-feira, 18 de setembro, um comunicado para a população com cuidados para atenuar efeitos do calor extremo. Leia mais aqui: https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/50016

Operação Verão

A Defesa Civil, que coordena as ações, já começou os preparativos para a Operação Verão que ocorrerá de 1º de dezembro de 2023 a 31 de março de 2024. Na quinta-feira, 14 de setembro, foi realizada a primeira reunião de planejamento da Operação Verão na subprefeitura de Sousas. Além da Defesa Civil, participaram Serviços Públicos e Emdec. A Operação Verão é oficializada por decreto que é submetido à apreciação popular e uma audiência pública está agendada para o mês de outubro.

“Nós realizávamos, após a conclusão da Operação Estiagem, as vistorias das áreas de risco para chuvas. Neste ano, já começamos as vistorias e o alinhamento de procedimentos operacionais com as demais áreas em setembro, antes mesmo da estiagem terminar”, contou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado. 

Simulado de emergência com Radioamadores 

Como parte dessa preparação, a Defesa Civil também promoveu nesta sexta-feira, 15 de setembro, simulado com a Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER-SP) na Estação Ambiental de Joaquim Egídio. A Reer foi criada pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo para possibilitar a comunicação suplementar no território estadual em caso de desastre. Doze radioamadores participaram do exercício simulado. “Tivemos operadores em Campinas, nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, Valinhos, Limeira, Indaiatuba, Itatiba e Andradina, na divisa com o Mato Grosso do Sul”, afirmou o coordenador Regional da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores, ReREER/I-5, da região de Campinas, Tadeu Fernando Del Porto Júnior. 

Segundo Del Porto Júnior, a Reer é integrada por radioamadores, habilitados e preparados para operação de equipamentos destinados a esse fim e em situações de emergência. “Quando acionados, os voluntários se deslocam para os locais indicados, com seus próprios equipamentos, para realizar a comunicação”, afirmou. 

“O teste foi realizado com diversas cidades justamente para que pudéssemos testar a comunicação. A região da APA Campinas tem muitas áreas de sombra e isso dificulta esse processo”, destacou Sidnei Furtado. É a segunda vez que o simulado é realizado. Em junho de 2022, o evento foi realizado a partir da subprefeitura de Joaquim Egídio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com