São Paulo puxa a fila de criação de novas empresas devido ao ‘dinamismo da região’
O Estado de São Paulo lidera o ranking de novas empresas, de acordo com os dados mais recentes do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experia. Foram abertos 111.606 novos estabelecimentos somente em março deste ano. Em todo o país, o Sudeste foi a região com o maior registro de novos empreendimentos. Em todo o Brasil, o número chegou a 378.446 companhias fundadas, representando um crescimento de 5,9% em comparação com o mesmo mês do ano passado. De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a abertura de novas empresas e a liderança no ranking por São Paulo se deve ao dinamismo econômico da região. O setor de serviços representou a maior parcela de empresas criadas em maio (270.770), seguido por comércio (79.163) e indústria (23.604). Outros 4.909 de outros segmentos foram criados no Estado.
Tarcísio de Freitas é o preferido de eleitores da direita para eleições presidenciais de 2026, diz pesquisa
Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quarta-feira, 5, mostra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas liderando o ranking de nomes que receberiam mais votos nas próximas eleições para presidente da República entre os eleitores que se identificam com a direita ou extrema-direita. Com o ex-presidente Jair Bolsonaro fora da disputa devido à condenação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de oito anos de inelegibilidade, Tarcísio recebeu o aval de 60,1% entre os entrevistados que se identificam com esta linha ideológica e que foram perguntados sobre qual seria o melhor nome para assumir a candidatura para presidente no campo da direita em 2026. Em seguida, aparece Michelle Bolsonaro, com 17,9% de apoio; em terceiro lugar, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, com 8,6%. O levantamento ouviu 3.222 pessoas entre os dias 2 e 4 de julho.
Tarcísio também aparece na frente em relação aos líderes com maior imagem positiva, inclusive do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para 54% dos entrevistados, o atual governador de São Paulo tem uma imagem positiva. Já 26% a consideram negativa. Enquanto isso, Lula tem imagem positiva para 51% dos entrevistados e negativa para 46%. Ao mesmo tempo que a pesquisa mostra a ascensão no nome do governador de São Paulo, ela aponta também que a maioria dos entrevistados apoia a inelegibilidade de Jair Bolsonaro. Ao todo, 51,8% concordam com a decisão do TSE que condenou o ex-presidente a oito anos sem poder concorrer a cargos públicos devido às suas declarações ao sistema eleitoral brasileiro.