Lula recebe Maduro no Palácio do Planalto para reunião privada

Na manhã desta segunda-feira (29), o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou ao Palácio do Planalto para encontrar-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Após a reunião privada, o governo brasileiro oferecerá um almoço para o venezuelano no Itamaraty.

Longe de terras brasileiras desde 2015, Maduro desembarcou em Brasília na noite deste domingo (29) ao lado da primeira-dama, Cilia Flores. Ele estava proibido de entrar no país desde 2019, devido a uma portaria editada durante o governo Bolsonaro (PL), revogada no fim da gestão.

Durante a reunião com Lula, Maduro deverá assinar dois memorandos, um deles sobre um mecanismo para supervisionar a cooperação bilateral entre os dois países e outro tratando de matéria agroalimentar, segundo informações do jornal O Globo. Há ainda a expectativa de que Lula e Maduro façam uma declaração conjunta após a reunião.

Já nesta terça-feira (30), está previsto que Maduro participe da cúpula com presidentes da América do Sul, no Itamaraty. São esperados líderes de todos os países do continente.

Moraes, Gilmar e Lewandowski participam de churrasco de Lula

Dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estiveram presentes no churrasco oferecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o alto escalão do governo, no Palácio da Alvorada, nesta sexta-feira (26). Tratam-se de Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, segundo informações do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Além dos magistrados, também marcou presença o ministro aposentado da Suprema Corte, Ricardo Lewandowski, que deixou o Supremo no último dia 11 de abril.

O churrasco, marcado com pouca antecedência, reuniu 9 dos 37 ministros de Lula. Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas) não passaram pelo Alvorada. Marina disse não ter ido ao churrasco, porque já tinha uma confraternização marcada antes, na casa do novo presidente do ICMBio, Mauro Pires.

Marina e Sônia tiveram uma semana conturbada após suas pastas serem esvaziadas pelo Parlamento via Medida Provisória, sem resistência do governo.

Estiveram presentes os ministros Flávio Dino (Justiça), Rui Costa (Casa Civil), Paulo Pimenta (Comunicação Social), Margareth Menezes (Cultura), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Carlos Fávaro (Agricultura), Anielle Franco (Igualdade Racial), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Luiz Marinho (Trabalho).

Segundo a CNN, o principal objetivo do churrasco seria tratar de pautas no Congresso, “suavizar a semana tensa” e celebrar a aprovação da nova regra fiscal. Para isso, também foram convidados líderes do governo no Senado e na Câmara: Jaques Wagner (PT-BA) e José Guimarães (PT-CE), respectivamente.

Causou estranhamento no Congresso, contudo, o fato de Lula não ter chamado os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), de acordo com o Estadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com