Offline
Campinas prorroga o prazo e gestores têm até 3 de outubro para avaliar o Programa Piloto de Teletrabalho
Iniciativa foi implantada em novembro de 2023 na Prefeitura de Campinas; resultado vai subsidiar estudos sobre o tema
Por Janete
Publicado em 16/09/2025 17:43
Empreendedorismo

Os gestores da Prefeitura de Campinas têm até o dia 3 de outubro para participarem da pesquisa da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas sobre o Programa Piloto de Teletrabalho. A iniciativa foi implantada em 2023 como estratégia de modernização da gestão pública.


O questionário foi encaminhado para os gestores das unidades participantes — que integram oficialmente o programa — no dia 18 de agosto. Inicialmente, o prazo terminaria no próximo 18 de setembro, porém foi prorrogado por mais 15 dias.


Caso a unidade tenha passado por alteração de gestor é necessário encaminhar a atualização para o e-mail: teletrabalho.pmc@campinas.sp.gov.br .


Estudos e impactos


A coleta das informações permitirá a realização de estudos técnicos sobre os impactos do teletrabalho na gestão, na rotina dos servidores e na qualidade dos serviços prestados à população.


“O programa foi concebido dentro das ações de modernização do serviço público, alinhadas às diretrizes de inovação, eficiência e valorização do servidor”, comentou Victor Lobo, que está respondendo pelo Departamento de Apoio à Gestão e Projetos Integrados (DAGPI). “Com os dados coletados, vamos estudar o que ações são necessárias para aprimorar o programa”, completou.


Ainda de acordo com Lobo, a participação dos gestores é indispensável para garantir a qualidade dos estudos e a tomada de decisões baseadas em evidências. “Os dados coletados serão analisados pelo Comitê Gestor, contribuindo para o aprimoramento da política de teletrabalho no município”, explicou.


O questionário contempla aspectos como:

 

  • produtividade e desempenho das equipes;
  • comunicação interna e externa;
  • infraestrutura e suporte tecnológico;
  • uso de ferramentas digitais;
  • gestão de pessoas e acompanhamento de resultados; e
  • percepções sobre ganhos e desafios do modelo.


Decreto

As avaliações serão utilizadas de acordo com o disposto no Decreto nº 22.830, de 19 de junho de 2023, especialmente no inciso VIII, que determina a elaboração de relatórios e pareceres finais para a SMGDP. Assim a secretaria vai analisar e estudar a viabilidade e as condições necessárias para a adoção do regime de teletrabalho permanente no serviço público municipal. O estudo está em andamento e terá como base os dados coletados nesta etapa de avaliação.


Programa Piloto de Teletrabalho está sob responsabilidade da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, por meio do Departamento de Apoio à Gestão e Projetos Integrados (DAGPI) e do Comitê Gestor do Programa Piloto de Teletrabalho.
 

  • Serviço - Avaliação do Programa de Teletrabalho da Prefeitura de Campinas
    Quem deve responder ao questionário: gestores das unidades de trabalho que fazem parte do programa
    Até quando: até 3/10
    Dúvidas:  teletrabalho.pmc@campinas.sp.gov.br


 

Comentários