Offline
Jundiaí entrega a Vila de Oportunidades, novo complexo dedicado ao cuidado, inclusão e geração de renda
Por Janete
Publicado em 12/12/2025 15:17
Empreendedorismo

A Prefeitura de Jundiaí inaugurou, na noite desta quinta-feira (11), a Vila de Oportunidades, um complexo idealizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) voltado ao cuidado, proteção e geração de renda e autonomia para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Instalado ao lado da Secretaria Municipal de Habitação (antiga FUMAS), o espaço reúne iniciativas inovadoras, entre elas o primeiro Banho e Tosa Social do Brasil, o Empório Social, a Agência Social, o Espaço de Beleza, a Cozinha da Gente, a Comedoria, o Banco de Alimentos e a Feira do Bem, com ambientes dedicados à inclusão produtiva, formação e a incubação de empreendimentos sociais.

Diversos secretários, servidores, vereadores, representantes da Guarda Municipal, equipes técnicas da SMADS e da Saúde, além de famílias atendidas pelos serviços, participaram da inauguração. A cerimônia contou ainda com apresentação do Grupo Som das Ruas e do Centro de Convivência do Idoso (CCI), além de homenagens entregues pela SMADS às equipes envolvidas no projeto.

O prefeito ressaltou que o complexo foi idealizado pela SMADS como um espaço integrado, capaz de reunir ações complementares para gerar autonomia e dignidade: “A Vila de Oportunidades representa o que há de mais humano nas políticas públicas de Jundiaí. Ela reúne serviços que promovem cuidado, autonomia e geração de renda. Estamos entregando estruturas reais que transformam vidas e tirando do papel projetos importantes para quem mais precisa”.

A secretária da SMADS, Luciane Mosca, enfatizou a importância do equipamento para o fortalecimento das políticas de assistência: “Hoje é um dia histórico. São poucas cidades que conseguem entregar um complexo como este. Ampliamos ofertas para construção de novos projetos de vida, de equidade e de justiça social. Nosso propósito é garantir que cada jundiaiense tenha condições dignas de viver e reconstruir sua trajetória.”

Moeda Social Japi
Durante o evento, a SMADS lançou o primeiro ciclo da Moeda Social Japi, que funcionará como incentivo às ações de inclusão produtiva, em especial entre pessoas em situação de rua. A moeda substituirá doações espontâneas e poderá ser trocada por produtos em pontos parceiros da cidade.

As cédulas, inspiradas na fauna da Serra do Japi, já estão sendo utilizadas por artesãos da Casa Santa Marta e pelos atendidos do Centro Pop. Luciane destacou: “A Moeda Social Japi é uma tecnologia social de desenvolvimento econômico. Ela simboliza essa rede de serviços que constrói caminhos reais para a saída das ruas. Jundiaí mais uma vez sai à frente.”

A diretora do Departamento de Políticas Complementares, Edilaine Cardoso Santos, emocionou o público com seu relato: “A Vila de Oportunidades é um marco, porque historicamente é difícil conquistar espaços físicos para a assistência social desenvolver seus programas e projetos. Aqui, queremos que as pessoas possam sonhar de novo, retomar sua trajetória profissional e gerar renda com aquilo que sabem fazer.”

Assistido pelos serviços, Luis Gustavo de Paiva, participante do grupo de Geração de Renda do CAPS, comentou a importância do projeto: “É uma terapia e uma oportunidade. Nem todo mundo consegue trabalhar todos os dias, e ter um espaço como este ajuda muito. A Vila é essencial para toda a sociedade, todo mundo merece uma chance.”

A Vila de Oportunidades abre suas portas como um espaço que combina inovação, cuidado e compromisso com uma cidade mais justa e inclusiva.

Comentários