A Lubrizol, líder em especialidades químicas, anuncia a inauguração do Beauty Research Institute no Brasil, prevista para março de 2026. Primeiro instituto de pesquisas in vivo da Lubrizol na América Latina – e o terceiro do mundo – projetado para aprofundar a colaboração com o cliente e acelerar os ciclos de desenvolvimento será implementado na cidade de São Paulo. O investimento faz parte do compromisso de R$150 milhões que a companhia fará no Brasil nos próximos três anos, reforçando a presença estratégica da empresa na região e impulsionando o crescimento local.
“O Beauty Research Institute consolida o compromisso da Lubrizol com a inovação no Brasil. Vamos desenvolver ingredientes de próxima geração para os mercados de skincare e haircare por meio de testes clínicos in vivo e apoiados pela ciência de decisão”, afirma Renata Solfredini, Diretora da Lubrizol Life Science na América Latina e Diretora Global de Home Care.
O Instituto contará com tecnologias avançadas suportadas por inteligência artificial, incluindo visão computacional (computer vision) e análise dos dados coletados nos estudos (data analysis). A Lubrizol também utiliza o ForeSee Lab™, plataforma própria de IA que sintetiza tendências globais e insights de consumidores para direcionar desenvolvimentos assertivos e inovadores.
Como um hub estratégico global, o novo espaço irá trabalhar em sinergia com os Institutos de Pesquisa in vivo da Lubrizol em Barcelona e Shanghai, complementando os desenvolvimentos da empresa durante todo o ano e gerando insights de estações opostas e validações paralelas em diferentes tipos de pele, cabelo e condições climáticas. “A colaboração entre nossos laboratórios no mundo criará novas oportunidades e reduzirá significativamente o time-to-market.”, diz Renata.
São Paulo será o único site da Lubrizol no mundo a concentrar, em um mesmo espaço, o Laboratório de Aplicações e o Beauty Research Institute, criando sinergia entre as equipes técnicas e agilizando desenvolvimentos de soluções para os nossos clientes e parceiros.
Seguindo o modelo de inovação aberta da companhia, a Lubrizol planeja estabelecer parcerias fortalecendo colaborações estratégicas e buscando ingredientes de origem natural, como o desenvolvimento do revolucionário Carbopol BioSense® polymer, um modificador reológico de origem natural 100% desenvolvido no Brasil. “Ao promover a inovação colaborativa e combinar tecnologias globais de ponta com insights de consumidores e a expertise locais, ampliamos nossa capacidade de oferecer soluções de alto valor — relevantes não apenas para o mercado local, mas também globalmente”, complementa Renata.
O Brasil foi escolhido para sediar o terceiro Beauty Research Institute da Lubrizol por ser um dos principais mercados globais de beleza e concentrar a maior diversidade de tons de pele e cabelo. Segundo dados do Euromonitor, o país lidera em volume categorias como colorantes capilares, cuidados com o corpo, permanentes e relaxantes, e ocupa a segunda posição em condicionadores e tratamentos, xampus e proteção solar. Na América Latina, o Brasil responde por 45% da receita, com potencial de crescimento de 14% em cuidados capilares e 11,5% em cuidados com a pele até 2030.
“Vamos transformar a nossa diversidade étnica e a expertise científica para entregar soluções inovadoras, personalizadas e alinhadas às crescentes demandas do mercado”, conclui Renata.