Indaiatuba está entre as cidades mais competitivas do Brasil. A edição 2025 do Ranking de Competitividade dos Municípios divulgada nesta quarta-feira (27/8) coloca a cidade na 11ª posição entre os municípios brasileiros e na 6ª posição no Estado de São Paulo. O relatório elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) avaliou 418 municípios com mais de 80 mil habitantes. As cidades avaliadas concentram 60,28% da população brasileira.
O Ranking de Competitividade dos Municípios está na sexta edição e é uma ferramenta que foi criada com o objetivo de avaliar a capacidade dos municípios de entregar políticas públicas mais eficientes, sustentáveis e inovadoras e de gerar bem-estar para a população. O estudo avalia os dados oficias mais recentes e oferece um raio-X das gestões públicas a partir de indicadores estruturados em pilares como educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, inovação e sustentabilidade ambiental.
Na edição de 2025 Indaiatuba somou 58,59 pontos e comparado ao relatório de 2024 subiu oito posições no ranking nacional e quatro posições no ranking estadual. As melhores notas foram atribuídas aos pilares de Qualidade de Saúde, que subiu 56 posições e ocupou a 6ª colocação no ranking geral dos municípios, e Qualidade da Educação, que subiu seis posições e garantiu a 7º colocação do país.
A cidade também apresentou melhora na avaliação de pilares como Inovação e Dinamismo Econômico, Meio Ambiente, Capital Humano e Funcionamento da Máquina Pública.
Na região Metropolitana de Campinas (RMC), Indaiatuba só perde em pontuação para a cidade de Campinas, que está em 6º lugar no ranking nacional. Os três primeiros colocados no relatório do CLP são capitais de Estado: 1º Florianópolis (SC) com 62,47 pontos; 2º Vitória (ES) com 62,32 pontos, e 3º São Paulo (SP) com 61,47 pontos.
O prefeito Dr. Custódio Tavares (MDB) comemorou a classificação. “É um orgulho para um gestor público ver o seu município entre os melhores em um ranking nacional que avalia a competitividade, que nada mais é que o resultado da capacidade de construir políticas públicas eficientes. Tivemos um ótimo desempenho em pilares como Educação, Saúde, Inovação e Dinamismo Econômico e em Funcionamento da Máquina Pública. É o resultado da continuidade de uma gestão que vem se mostrando eficiente há quase três décadas em Indaiatuba, com planejamento e muito trabalho. Isso nos motiva a fazer cada vez mais para manter a tão elogiada qualidade de vida da nossa população”, avaliou.
O Ranking de Competitividade dos Municípios teve a sua primeira edição em 2020, inspirado na metodologia aplicada aos estados, mas com adaptações à realidade local. É estruturado em 13 pilares e 65 indicadores e 3 dimensões, que abrangem temas como sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, educação, saúde, meio ambiente, inovação e inserção econômica. O foco é medir a qualidade da gestão local e da vida urbana, oferecendo aos prefeitos, gestores municipais e câmaras de vereadores uma base comparativa para aprimorar políticas públicas e serviços voltados diretamente ao cidadão.