A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, e a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) firmaram na manhã desta quinta-feira (18/12) um Termo de Cooperação para a implantação do Projeto Arborização + Segura. O projeto prevê a revitalização gradativa da arborização municipal considerada inadequada para a rede elétrica na área urbana.
O Termo foi assinado pelo prefeito Dr. Custódio Tavares (MDB), o secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Magnusson, o gerente de Operações de Campo da CPFL, Willian Tobias de Camargo, e o gerente de Meio Ambiente e Licenciamento da CPFL, Robson Hitoshi Tanaka.
O prefeito Dr. Custódio Tavares reforçou que o projeto tem o objetivo de trazer mais segurança à população, juntamente com a melhora da arborização urbana. “Nossa proposta é evitar o contato de galhos de árvores na fiação elétrica, diminuindo os riscos de acidentes e de oscilações de energia por interferências na rede. Queremos reforçar a arborização da cidade, mas com a árvore certa, no local certo e com o manejo correto”, resumiu.
Com o Termo de Cooperação, caberá à CPFL indicar as árvores elegíveis para substituição por meio de processo administrativo, que comprovadamente apresentam interferência na rede elétrica, ou cujo estado fitossanitário esteja comprometido, com o objetivo de eliminar riscos à rede elétrica e à população.
A equipe do Meio Ambiente fará a avaliação da árvore indicada, e caso seja constatada a necessidade de substituição, fará a solicitação de plantio compensatório que poderá ser de cinco a 25 mudas de árvores, conforme análise técnica da Secretaria. Também poderão ser orientadas apenas podas preventivas.
Quem fará a retirada da árvore autorizada será a própria CPFL, seguindo as orientações da Prefeitura. A empresa também deverá fazer a limpeza do local, com a retirada de tocos e galhos, e com o reparo na calçada, nos casos aplicáveis.
Os principais conflitos de árvores inadequadas com a rede elétrica urbana incluem interrupções no fornecimento de energia, curtos-circuitos, riscos de incêndio e acidentes graves, especialmente durante ventos fortes e tempestades. O projeto é uma iniciativa que enfatiza o compromisso das partes com ações sustentáveis que visam a convivência harmônica do meio ambiente com as estruturas urbanas, em prol da qualidade de vida da população.