O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), afirmou, na manhã desta segunda-feira (25), que a Presidência da República precisa diminuir o número de ministérios. Como exemplo, o governador citou o governo argentino de Javier Milei, que promoveu cortes de despesas públicas no país vizinho.
Tarcísio, que participou na manhã desta segunda do Seminário Brasil Hoje, promovido na capital paulista pelo Grupo Esfera Brasil, voltou a falar que é preciso enfrentar a questão fiscal:
– Temos de encarar a agenda fiscal e há excelentes nomes para o Ministério da Fazenda. Temos que reduzir a rigidez orçamentária. Devemos discutir desindexação da economia e benefícios tributários – argumentou.
Para ele, a redução da máquina pública é importante e é o Congresso quem pode dar essa resposta, acrescentando que é importante defender as reformas trabalhistas, tributária e da Previdência.
– Queremos ser sempre o país do futuro? É preciso que haja uma liderança forte. É importante recuperar a harmonia entre os poderes e um Congresso protagonista – disse o governador.
Segundo Freitas, é preciso ver o que a China e a Coreia do Sul fizeram nos últimos anos e de onde esses dois países saíram e onde chegaram, em termos de crescimento. Ainda, de acordo com o governador, o Brasil está inserido em um conflito entre passado e futuro e é preciso escolher se o país quer continuar nesse conflito.
Tarcísio disse que é preciso trazer para o debate os conceitos da tecnologia e do conhecimento, que vão impulsionar o capitalismo. De acordo com o governador, o mundo vive um cenário em que a geopolítica está substituindo a economia.
O governador citou Juscelino Kubitschek como o modelo de presidente que o Brasil precisa para atingir as metas que ele acredita que devem gerar crescimento no Brasil.
Farra do INSS: Família de sindicato do irmão de Lula fez mansão luxuosa de 519 m²
Entre 2022 e 2024, a família de João Batista Inocentini, conhecido como João Feio, construiu uma mansão de 519 metros quadrados, com piscina e lago artificial, em um sítio em Jarinu, no interior de São Paulo.
A obra aconteceu ao mesmo tempo em que o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), fundado e liderado por João até sua morte, registrou um aumento repentino nos descontos feitos nos benefícios de aposentados do INSS.
O Sindnapi está sendo investigado pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União na operação “Farra do INSS”, após denúncias reveladas pelo jornal Metrópoles. Desde agosto de 2023, o sindicato tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão mais velho do presidente Lula.
O sítio da família Inocentini tem cerca de 11 mil metros quadrados e fica em um condomínio rural em Campo Largo, Jarinu. Foi comprado em agosto de 2022 por João, sua esposa e dois filhos, por R$ 540 mil, pago com duas transferências bancárias.
Imagens de satélite de julho de 2022 mostram o sítio com uma casa de 103,6 m² e uma casa de caseiro de 68,2 m². Em agosto do mesmo ano, já é possível ver o início da construção da nova mansão.
Segundo os documentos do imóvel arquivados em cartório, as intervenções foram extensas. Além da nova residência principal de 519 m², a família ergueu:
- Piscina de 36,9 m²;
- Casa de caseiro de 65 m²;
- Salão de festas familiar de 101 m²;
- Depósito de ferramentas de 21,8 m²;
- Ampliação da casa principal em 28,7 m²;
- Ampliação da casa de caseiro em 30,8 m²
Classificação Indicativa: Livre