Campinas vai receber quatro novas escolas estaduais. A previsão é de que, juntas, elas ofereçam cerca de 5 mil vagas, em um investimento de quase R$ 200 milhões. O anúncio oficial foi feito pelo prefeito Dário Saadi em uma reunião realizada na manhã desta terça-feira, 13 de janeiro, que contou com a presença do secretário de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini, e do deputado estadual Paulo Mansur.
No encontro, foram discutidos os próximos passos para dar prosseguimento ao calendário de execução das obras. O prazo inicial para conclusão é junho de 2027. As áreas onde as unidades serão localizadas foram definidas conforme a demanda por vagas. O município deve encaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei para doação dos terrenos.
Localização das áreas onde as escolas deverão ser construídas:
Jardim São Domingos
Jardim do Lago
Cidade Satélite Íris
Jardim Dom Gilberto
As escolas serão de ensino fundamental II e ensino médio, administradas pela Secretaria Estadual de Educação, viabilizadas por meio de Parceria Público-Privada (PPP).
O prefeito Dário Saadi enfatizou que a Prefeitura de Campinas está mobilizando todo o secretariado para viabilizar, o quanto antes, a doação dos terrenos e documentações. “Nós tivemos uma discussão importante com a Secretaria Estadual de Educação no sentido de trazer essas escolas para Campinas. A cidade não recebia investimentos estaduais nessa área há algum tempo, e para nós o investimento em educação é fundamental.”
O secretário de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini, explica que o modelo de parceria público-privada vai permitir acelerar investimentos e assegurar a manutenção permanente das unidades escolares, sem transferir a gestão pedagógica, que continua sob responsabilidade da Secretaria da Educação. “Foi uma reunião de grande importância para avançar na construção de quatro novas escolas em Campinas. Esse é um projeto inovador do Governo de São Paulo, que está priorizando a entrega de infraestrutura social moderna e de qualidade aos estudantes da rede estadual de ensino”, destacou o secretário.
Participaram também da reunião representantes dos consórcios responsáveis pelas obras e das secretarias municipais de Urbanismo; Infraestrutura; Planejamento e Desenvolvimento Urbano; e Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade.