Offline
Genial/Quaest: Para 72%, poder de compra está menor que há 1 ano
Tarcísio: Em SP não tem lugar onde Estado e polícia não entram
Por Janete
Publicado em 13/11/2025 17:23
Brasil

72% dos brasileiros acreditam ter tido uma queda no poder de compra em comparação a um ano atrás, mostrou a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (12).

Por outro lado, 16% da população no país acredita que o poder de compra cresceu, na mesma comparação, enquanto 11% não viu mudanças nas condições. Cerca de 1% não soube ou não quis responder.

Em relação às percepções dos brasileiros nas pesquisas dos últimos três meses, a visão sobre o poder de compra se manteve praticamente estável. Em outubro, 73% das pessoas viam poder de compra inferior há um ano, enquanto 15% perceberam uma melhora e 11% consideraram igual.

O poder de compra se refere à capacidade de obter bens e serviços com uma certa quantidade de dinheiro, o que pode dar capacidade de adquirir mais ou menos itens ao logo do tempo.

No recorte de renda familiar, a maioria (75%) dos brasileiros com até 2 salários mínimos consideram conseguir comprar menos em relação a um ano atrás. Cerca de 14% acham que houve uma melhora e 10% que se manteve igual.

Já para a população com renda familiar entre 2 e 5 salários mínimos, 72% viu uma piora no poder de compra; 17% considera ter melhor condição para adquirir itens e 10% não percebeu mudanças.

Entre aqueles que possuem renda familiar superior a 5 salários mínimos, a percepção é menos negativa: 67% viram uma queda no poder de compra, enquanto 18% acreditam que houve um crescimento e 14% que se manteve igual.

 

 

 

 

Tarcísio: Em SP não tem lugar onde Estado e polícia não entram

 

Nesta quarta-feira (12), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que, em São Paulo, “não há lugar onde o Estado e a polícia não entram”.

O chefe do Executivo estadual disse que o crime organizado é um dos “grandes riscos” do país.

– Só tem uma maneira de lidar com isso, que é enfrentando. E tomamos isso por premissa em São Paulo – destacou o governador.

Ele também defendeu a necessidade de cooperação entre a Receita Federal, Coaf, e governo federal no combate ao crime.

Tarcísio participa do Fórum de Investimentos 2026, evento organizado pela Bradesco Asset Management, em São Paulo.

 

 

 

COMENTÁRIOS

Comentários