Vacina contra HPV: Saúde começa a orientar CSs sobre nota técnica que prevê dose única até 19 anos

A Secretaria de Saúde de Campinas começou a orientar os 68 centros de saúde (CSs) sobre a nova nota técnica do Ministério da Saúde para vacinação contra o HPV (papilomavírus humano). O documento recebido pelo Município diz que a imunização deve realizada com dose única para moradores com até 19 anos.

Antes disso, a cobertura era destinada somente para pessoas do sexo masculino e feminino de 9 a 14 anos. Já a nota técnica divulgada nesta semana ressalta a necessidade do “resgate de adolescentes até 19 anos não vacinados e inclusão das pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR), como grupo prioritário da vacina HPV”’.

“Recebemos a nota técnica e estamos comunicando os centros de saúde para que eles adotem o novo procedimento até o início da próxima semana. Avaliamos que a cobertura ampliada até os 19 anos é bastante positiva e, assim como para as demais vacinas, vamos realizar buscas ativas para tentar contemplar este público-alvo”, destacou a coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli. Ela enfatizou que o imunizante é seguro.

Histórico e cobertura vacinal

A vacina contra HPV foi incorporada de forma escalonada ao Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2014 e, por conta da mudança no denominador ano a ano, a cobertura vacinal é feita por coorte. 

Portanto, trata-se de uma cobertura que precisa considerar todas as pessoas que estejam nesta faixa etária ao longo do período considerado durante o levantamento.

A meta de cobertura é de 80%, porém, a adesão dos últimos anos ficou abaixo do esperado, principalmente em relação à segunda dose para pessoas do sexo masculino.

Os dados registrados em Campinas de 2017 a 2023 foram:

9 a 14 anos (meninas) – 1ª dose – 76,8%
9 a 15 anos (meninas) – 2ª dose – 57,6%

11 a 14 anos (meninos) – 1ª dose – 54,3%
11 a 15 anos (meninos) – 2ª dose – 32,7%

A vacinação contra o HPV em adolescentes é indicada por mais de 100 países em seus programas nacionais de vacinação e vários deles já possuem estudos de impacto desta estratégia com resultados positivos no que diz respeito à prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus (câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe e verrugas genitais). É importante receber a vacina na faixa etária recomendada, uma vez que a produção de anticorpos é maior nestas idades.

O que é o HPV e contexto

O HPV é um vírus que tem mais de 100 tipos diferentes. É transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas, principalmente por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto.

Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 630 milhões de homens e mulheres estão infectados pelo HPV no mundo. No Brasil, estima-se que há de 9 a 10 milhões de infectados e, que a cada ano, surjam 700 mil casos novos da infecção. 

A orientação é para as mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo (papanicolau) anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

Vacinação

As doses da vacina contra HPV estão disponíveis nos centros de saúde e não há necessidade de agendamento. Os pacientes podem consultar na página da Secretaria de Saúde os medicamentos disponíveis por unidade básica, no endereço remedios.campinas.sp.gov.br. Isso garante a transparência da gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com