Saúde inicia 1,1 mil atendimentos em telessaúde após oferta via Chatbot

A Secretaria de Saúde de Campinas começou a realizar nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, uma série de 1,1 mil atendimentos de telessaúde em quatro especialidades após os pacientes serem contatados via Chatbot.

O objetivo é levar as principais informações dos serviços de saúde para o celular do paciente por meio da inteligência artificial.

As áreas contempladas nesta primeira fase são: neurologia, reumatologia, gastroenterologia e dermatologia. Pacientes com encaminhamento dos centros de saúde (CSs) receberam em janeiro mensagens da Ana, assistente virtual da Saúde, que propôs a mudança da modalidade de atendimento presencial para digital e, com isso, antecipação da assistência.

Das 1.457 mensagens concluídas durante os testes, 1.405 alegaram ainda precisar do atendimento. Deste total, 1.135, o equivalente a 81%, aceitaram a telessaúde. A expectativa da Saúde é de, em breve, ampliar o número de especialidades oferecidas.

A telessaúde aborda os cuidados em saúde realizados de forma remota e com suporte tecnológico, seja com o envolvimento de médicos ou com outros profissionais da área.

Dermatologia
Quantidade de pacientes – 588
Aceitaram telessaúde – 480 (82%)
Não aceitaram – 108 (18%)

Reumatologia
Quantidade de pacientes – 539
Aceitaram telessaúde – 439 (81%)
Não aceitaram – 100 (19%)

Gastroclínica
Quantidade de pacientes – 211
Aceitaram telessaúde – 163 (77%)
Não aceitaram – 48 (23%)

Neurologia
Quantidade de pacientes – 67
Aceitaram telessaúde – 53 (79%)
Não aceitaram – 14 (21%)

O que tem no Chatbot?

O acesso ao Chatbot, neste momento, está disponível na página da Secretaria de Saúde de Campinas, pelo link: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/saude. Quando o morador acessa o site, a ferramenta fica disponível do lado direito, no canto inferior.

Na plataforma, a Ana permite que os usuários acessem as principais informações da Pasta, incluindo saúde da criança, orientações sobre dengue, saúde da mulher, saúde bucal, atendimento domiciliar, informações sobre zoonoses, listas de medicamentos e vacinas disponíveis em cada uma das unidades, e informações sobre os centros de saúde. Há, ainda, possibilidade de obter resultados de exames on-line, a partir de dados ou QR Code.

A ferramenta também consegue disparar avisos importantes à população, como o alerta da dengue, aviso de visitas de agentes para eliminação de criadouros, entre outras informações relevantes. Durante o Carnaval, por exemplo, foram enviados cards de cuidados para prevenção e combate à doença.

Como funciona a telessaúde?

A Secretaria de Saúde oferece telessaúde nos centros de saúde para pacientes com queixas de baixo risco. A Ana oferece esta modalidade de atendimento somente para pacientes que estão em fila de especialidade e que manifestam interesse neste formato. Neste caso, a Ana faz um chamado posterior pelo número (19) 9-9604-3012. A Pasta destaca que o número não aceita ligações e a identificação aparece como SUS Campinas, incluindo logotipo.

Já quem recusou a substituição segue normalmente na espera pela consulta presencial nas especialidades. Logo, a medida qualifica e “limpa” as filas de espera.

E fora das especialidades?

O paciente que apresenta alguma queixa, avaliado como caso de baixa complexidade e sem consulta agendada, passa por uma triagem do centro de saúde. Se for necessária avaliação em consulta médica, a enfermagem pode oferecer o serviço de teleconsulta – uma das modalidades da telessaúde – nos casos considerados leves.

Caso o paciente aceite, ele recebe um comprovante com o horário do atendimento on-line por WhatsApp ou SMS. Um pouco antes do horário, um link será enviado para o celular do paciente para ele clicar e entrar na sala virtual do médico.

O acesso à teleconsulta da Saúde Digital pode ser feito do lugar que o paciente desejar. Se a pessoa não tiver equipamento para o procedimento virtual, pode contatar o profissional por meio de um computador do centro de saúde. O médico, que faz atendimento à distância, fica no Hospital Mário Gatti.

O que mudou?

O Chatbot foi lançado oficialmente na quarta-feira, 14 de fevereiro, durante apresentação no Salão Azul. “Isso vem para somar. Não estamos tirando médicos do presencial e transferindo para o virtual. Essas consultas são adicionais, vem para somar no atendimento que existe”, ressaltou o prefeito, Dário Saadi. Ele ainda lembrou dos impactos da pandemia de covid-19 no SUS Municipal.

“Muita gente esquece que ficamos dois anos e vários meses sem poder atender especialidades e realizar consultas eletivas, por causa da reestruturação da rede. Isso sobrecarregou, impactou em uma fila que já existia”, afirmou o prefeito. Ele lembrou ainda que Campinas é referência na área de saúde e, em média, 20% a 25% dos atendimentos são de pacientes residentes em outras cidades, e há casos em que o percentual chega a 35%, por exemplo, como na especialidade de neonatologia.

O secretário de Saúde, Lair Zambon, enfatizou que a ferramenta significa um progresso na assistência e auxilia na organização dos serviços de saúde em Campinas. “Em Saúde, o importante é que o acesso seja fácil e o problema seja resolvido”, falou.

A diretora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital, Marcelle Regina Silva Benetti, ressaltou os benefícios do avanço. “A motivação que nos levou a esse projeto é aproximar o nosso usuário dos nossos serviços e nos aproximarmos dos nossos usuários. A gente quer que a Secretaria Municipal de Saúde seja caracterizada por inovação, por trazer o serviço fácil e ágil”, explicou.

Saúde Digital

Campinas teve 3,4 mil atendimentos pela Saúde Digital em janeiro. O total inclui 2,5 mil teleconsultas, quando um paciente realiza consulta com um médico por meio de um computador ou celular. O restante é referente às teleinterconsultas, quando profissionais dos CSs trocam informações e opiniões com especialistas de Policlínicas e outros parceiros do Município para otimizar a assistência em casos nas áreas de cardiologia, cardiopediatria, endocrinologia, endocrinopediatria, gastroenterologia, proctologia, urologia e hematologia.

Este recurso foi implementado pelo governo Dário Saadi em março de 2023. Desde então, a Saúde Digital atendeu 22,9 mil e, deste total, 13,9 mil foram teleconsultas. O resultado mostra o avanço para a consolidação do serviço de assistência médica on-line para atender à população e ainda ampliar a oferta e qualificação do SUS Municipal.

Do total de teleconsultas feitas desde o ano passado, 499 pacientes foram encaminhados para um pronto-socorro. O resultado significa que, na prática, somente 3,5% das consultas exigiram conversão para um atendimento desta forma. A nota média de satisfação dos pacientes que usaram o serviço é de 8,9.


Vem mais pela frente

Dentro do “Acesso Fácil”, também está em fase implantação o WhatsApp Business, que permitirá aos pacientes “conversar” diretamente com a unidade de saúde de referência.

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