Reconecta RMC é elogiado em publicação internacional

O programa Reconecta RMC, liderado por Campinas, recebeu menção especial em artigo da paisagista urbana e professora aposentada na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Cecilia Polacow Herzog, na publicação internacional The Nature of Cities nesta quarta-feira, 15 de novembro.

Nas palavras da autora, Campinas tem sido uma das pioneiras no Brasil a abordar e planejar a biodiversidade e soluções baseadas na natureza para se adaptar aos desafios climáticos e à necessidade de justiça ambiental. 

“Promovendo o manejo da fauna local e a diversidade biológica; recuperação de corredores ciliares, proteção e recuperação de nascentes e corredores ecológicos, melhora as áreas protegidas existentes e cria novas, com melhor gestão de unidades de conservação (inclusive novas) e conservação dos remanescentes florestais estratégicos. Desta forma, a região terá maior segurança hídrica e resiliência para enfrentar eventos climáticos”, avalia a autora.

Reconecta RMC

Desenvolvido e Coordenado pela Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), o Reconecta RMC é um programa que tem por objetivo unir os 20 municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas na implementação de estratégias conjuntas visando a conservação e recuperação da fauna e da flora. 

O foco do programa é a proteção animal, recuperação de áreas de preservação permanente e fortalecimento de áreas protegidas existentes e criação de novas. O objetivo é criar áreas de conectividade entre os municípios por meio de corredores verdes, pelos quais os animais da região possam transitar livremente.

O programa foi criado pela SVDS com apoio do Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade) e do WRI (instituto de pesquisa World Resources Institute).

“ Embora haja um movimento claro por parte de muitas cidades no sentido de reconhecer que a natureza é essencial para aumentar a sua resiliência para enfrentar os desafios climáticos, ainda falta uma compreensão mais ampla dos imensos benefícios que podem trazer aos ambientes urbanos”, diz a especialista, que relatou também um projeto desenvolvido pelo município de Niterói (RJ).

O artigo “Soluções baseadas na natureza estão ganhando força nas cidades brasileiras” está disponível em https://www.thenatureofcities.com/2023/11/15/nature-based-solutions-are-gaining-momentum-in-brazilian-cities/  .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com