A visitação ao Observatório Municipal Jean Nicolini foi suspensa temporariamente em razão das condições climáticas adversas registradas nos últimos dias. As noites de observação astronômicas dependem de céu aberto e boa visibilidade, o que não é possível durante períodos de chuva ou tempo nublado.
A retomada do atendimento ao público ocorrerá assim que o tempo estiver firme, garantindo segurança aos visitantes e a qualidade da experiência de observação do céu. A população deve acompanhar os canais oficiais da Prefeitura de Campinas para atualizações sobre a retomada das atividades. Além disso, é possível tirar dúvidas pelo WhatsApp (19) 3733-7380 (contato apenas para mensagens via WhatsApp).
Dinâmica das visitas
Localizado em Campinas, o Observatório Jean Nicolini promove sessões públicas tradicionais às sextas-feiras e domingos, das 18h às 21h, com fechamento dos portões às 20h30. Durante as atividades, os visitantes têm a oportunidade de observar o céu por meio de telescópios de alta potência, utilizados individualmente com orientação de astrônomos.
Além da observação astronômica, o público recebe explicações sobre fenômenos cósmicos, formação de estrelas e sistemas solares, além de curiosidades científicas sobre a Lua e outros astros. Logo após a abertura dos portões, os visitantes podem conhecer o acervo e as dependências do Observatório enquanto aguardam o anoitecer. Com o cair da noite, a programação segue na área externa, com identificação das principais estrelas e constelações visíveis, utilizando canetas a laser que tornam a experiência mais interativa e educativa.
As sessões públicas não exigem agendamento prévio e são indicadas para pessoas a partir de 6 anos de idade.
Campinas fecha parques da região Sul por causa das chuvas
A Prefeitura de Campinas fechou nesta sexta-feira, 16 de janeiro, os parques da região Sul, por causa dos índices acumulados de chuva. Os parques fechados são os seguintes: Bosque São José, Bosque dos Artistas, Bosque dos Guarantãs, Lagoa do Jambeiro, Parque Ecológico Benevenuto Tilli, Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim e Parque das Águas.
A decisão respeita o Decreto 24.175, de 27 de novembro de 2025, que dispõe sobre a Operação Chuvas de Verão (que estabelece, como medida preventiva, que os parques e bosques sejam fechados à visitação pública quando o acumulado de chuvas, em 72 horas, atingir 80 milímetros). A medida será reavaliada na manhã de sábado, dia 17 de janeiro, a partir do próximo boletim de índices pluviométricos.
O índice pluviométrico nas últimas 72h na região Sul de Campinas - onde os parques citados estão localizados - foi de 82 mm, o que coloca a região em estado de atenção. O índice das últimas 24 horas é de 29 mm.
Nas demais regiões, o estado é de observação. Confira:
Na região Norte o índice foi de 43,1 mm (últimas 24h) e 76 mm (acumulado 72h); na Leste foi de 41,4 mm (24h) e 79,4 mm (72h); na região Noroeste choveu 37,7 mm nas últimas 24h e 74,4 mm em 72h e na região Sudoeste foram 10,7 mm em 24 horas e 40,8 mm em 72 horas.
A Defesa Civil registrou na noite de ontem quatro quedas de árvores e uma queda de galho nas vias abaixo:
- Rua João Batista Padovani (Jd Santa Genebra, região Leste)
- Rua José de Castro Mendes (São Bernardo, região Sul)
- Rua Antônia de Barros Roele (Barão Geraldo, região Norte)
- Rua Tsuruyo Namba (Residencial Terras do Barão, região Norte)
As equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão trabalhando para a retirada de todas elas.
Não houve registro de alagamentos em vias ou imóveis.
Campinas está em estado de alerta para as chuvas. Confira o aviso e orientações: https://www.campinas.sp.gov.br/noticias/campinas-mantem-alerta-de-tempestade-e-equipes-em-sobreaviso-135223
Serviço:
- Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;
- Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito;
- Ligue 193, dos Bombeiros, para emergências.
- Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores.