Offline
Campinas cria Semana da Música e consolida agosto como mês da produção musical na cidade
Iniciativa amplia projetos formativos e integra evento da Tagima e apresentação gratuita da Sinfônica com João Bosco; programação da Semana de Música fortalecerá a economia local
Por Janete
Publicado em 05/12/2025 17:42
Campinas

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, instituiu oficialmente a Semana da Música de Campinas, que passa a integrar o calendário cultural da cidade a partir de 2026, sempre no mês de agosto. A iniciativa consolida a música como eixo estratégico da economia criativa local e fortalece o desenvolvimento de projetos formativos, educativos e culturais em diversos equipamentos públicos e espaços parceiros.

 

A criação da Semana da Música marca um novo momento para o setor musical no município. A partir dela, nascem outras ações estruturantes — entre elas, a realização, em Campinas, de uma edição especial do evento TDT Music & Expo, organizado pela Tagima, e o concerto gratuito da Orquestra Sinfônica de Campinas com participação de João Bosco, no Teatro de Arena do Centro de Convivência Cultural.

 

“Com a Semana da Música, Campinas se afirma como polo estratégico da produção musical no Brasil. Além de fortalecer nossa economia criativa, ampliamos o acesso da população a atividades gratuitas, formação cultural e experiências que transformam vidas”, afirma a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.

 

A parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo e a Tagima foi formalizada em encontro no Royal Palm Campinas, com a presença de executivos da marca, da secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, do diretor de Cultura, Gabriel Rapassi, e do diretor de Turismo, Eros Vizel. Em seguida, o grupo foi recebido pelo prefeito Dário Saadi, que destacou o papel da música como vetor de desenvolvimento econômico, cultural e turístico na cidade.

 

“Essa parceria reforça o compromisso de Campinas em transformar cultura, turismo e inovação em oportunidades reais para a nossa população. A música move a economia criativa, atrai visitantes e projeta a cidade no cenário nacional. É uma união que fortalece Campinas hoje e abre caminho para um futuro ainda mais vibrante”, explica o prefeito de Campinas, Dário Saadi.

 

Concerto gratuito na programação

 

Um dos destaques da nova Semana da Música será o concerto da Orquestra Sinfônica de Campinas com João Bosco, em apresentação gratuita no Teatro de Arena do Centro de Convivência Cultural. A ação reforça o compromisso da Secretaria de Cultura e da Tagima em democratizar o acesso à música e aproximar o público de grandes artistas brasileiros. O evento acontecerá em agosto de 2026. 

 

Evento da Tagima integrará a Semana da Música

 

Dentro da nova estrutura, o TDT Music & Expo, um dos maiores eventos da indústria musical na América Latina, terá programação oficial em Campinas durante a Semana da Música de 2026. A edição contará com atividades abertas ao público, trilhas formativas ampliadas e integração total com o município.

 

“A missão do TDT é unir o mercado, fortalecer a música e gerar oportunidades reais para marcas, artistas, educadores e consumidores. A parceria com Campinas eleva essa missão e abre portas para iniciativas permanentes”, afirma Leandro Campos, diretor-geral da Marutec.

 

A expectativa é que a Semana da Música impulsione setores como turismo, gastronomia, hotelaria e serviços, consolidando o mês de agosto como um dos mais importantes do calendário cultural da cidade.

 

Comentários