A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente realizará neste sábado (15/11) o cadastramento do Projeto Bairro Verde no Jardim Carlos Aldrovandi. A equipe iniciará os trabalhos percorrendo o bairro a partir das 9h. As famílias interessadas em ter uma árvore plantada na calçada de seu imóvel poderão fazer o cadastro e escolher uma das espécies oferecidas pela Prefeitura. A ação tem o objetivo de reforçar a arborização urbana do município com a participação da população.
A concentração das equipes será na rua Lucia Berna Denny, em frente ao número 265, ao lado do parquinho. A equipe do Projeto Click Árvore montará uma tenda para a doação de mudas no local, atendendo a pessoas que estiverem em trânsito. As equipes dos projetos Biodiesel Urbano e Operação Cata Bagulho também participarão da ação e montarão estandes no local para orientações aos munícipes.
O cadastramento dos moradores, que é feito de porta em porta, é a primeira etapa dos trabalhos do Projeto Bairro Verde. A segunda etapa é o plantio nos locais que foram definidos durante o cadastramento. Os dois trabalhos são realizados em datas diferentes, sempre aos sábados, na tentativa de envolver o maior número possível de moradores.
A escolha dos bairros leva em consideração o quanto o local é arborizado, sempre priorizando aquelas regiões onde é possível investir mais na arborização das calçadas. O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme Magnusson, informou que o objetivo é atender todos os bairros. “Durante o cadastramento, nossa equipe também aproveita para orientar as famílias sobre as vantagens de ter uma árvore adequada nas calçadas de áreas urbanas”, explicou.
A Prefeitura oferece espécies variadas de árvores adequadas ao plantio em calçadas, respeitando principalmente as dimensões do espaço e a rede elétrica, o que evita problemas futuros. São oferecidas mudas de resedá, aroeira salsa, flamboyant-mirim, cássia imperial, escova-de-garrafa, manacá-da-serra, oiti, quaresmeira, pata-de-vaca e ipês, entre outras.