A Defesa Civil emitiu um alerta de tempestade severa para toda a região, válido entre esta sexta-feira, 7 de novembro, e o sábado, 8. O mau tempo é causado por um ciclone extratropical que vai passar pela costa do Sudeste. Em Campinas, os ventos podem ser uma das maiores ameaças, com rajadas atingindo a marca de 100 km/h.
Diante do risco, a Prefeitura de Campinas vai manter equipes de plantão e agentes de sobreaviso para atender possíveis ocorrências. Além dos ventos com alto potencial de destruição, também há previsão de quedas de raios e de granizo.
"Podemos ter chuvas fortes e localizadas. Estamos atentos aos alertas meteorológicos e estaremos prontos para atender a população", destacou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
A previsão indica que a tempestade deve chegar ao Estado de São Paulo após as 20h desta sexta-feira, trazendo mudanças significativas no tempo.
Risco elevado com os ventos
De acordo com a Defesa Civil, rajadas de vento acima de 70 km/h já são fortes o suficiente para derrubar árvores, arrancar telhados e causar falta de energia. Quando os ventos passam de 100 km/h, como é previsto para a região, o risco de estragos e acidentes aumenta muito, exigindo atenção redobrada da população.
- Confira as Recomendações da Defesa Civil:
- Acompanhe os alertas oficiais da Defesa Civil;
- Evite áreas com histórico de alagamentos e nunca tente atravessar ruas inundadas;
- Fique atento às placas e painéis eletrônicos que informam sobre pontos sujeitos a alagamentos;
- Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores;
- Recolha objetos soltos em varandas, quintais e jardins, como vasos e móveis, que podem ser levados pelo vento;
- Durante tempestades com raios, evite locais abertos, não use estruturas metálicas e evite contato com água;
- Se um fio de energia cair sobre seu carro, permaneça dentro do veículo e acione o Corpo de Bombeiros imediatamente pelo 193;
Como receber os alertas
A população pode receber avisos oficiais de duas formas:
Cell Broadcast: O Estado de São Paulo conta com um sistema que envia alertas sonoros para todos os celulares com tecnologia 4G ou 5G que estiverem na área de risco. Não é preciso se cadastrar; o aviso aparece como uma mensagem pop-up na tela do telefone.
SMS: Para receber alertas por mensagem de texto, basta enviar uma mensagem com o CEP de interesse para o número 40199. O serviço é gratuito.
A previsão é de que o tempo instável continue durante a semana, mas as condições devem melhorar no domingo (9), com predomínio de sol e apenas chuvas fracas e isoladas.
Serviço:
- Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;
- Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito;
- Ligue 193, dos Bombeiros, para situações de emergência.
- Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores (de segunda à sexta-feira, das 7h às 1h; ou pelo whatsapp - (19) 2116-0156).