Offline
Indaiatuba é 1º lugar no Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação para o Controle do Câncer
Projeto pioneiro desenvolvido no município em parceria com a Unicamp e a Roche inspirou a criação de política nacional
Por Janete
Publicado em 23/10/2025 17:40
Saúde

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba conquistou o 1º lugar nacional no Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação para o Controle do Câncer 2025promovido pela Fundação do Câncer, em parceria com o Instituto Oncoclínicas. O município foi a vencedor na categoria Pesquisa e Inovação para o Controle do Câncer com o projeto “Da Iniciativa Municipal à Política Nacional – O Sucesso do Programa de Rastreamento com Teste DNA-HPV em Indaiatuba no Controle do Câncer de Colo de Útero”A cerimônia de premiação ocorreu no dia 22 de outubro de 2025, na Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, e reuniu pesquisadores e gestores de todo o país.

O prefeito de Indaiatuba, Dr. Custódio Tavares, comentou: “É um grande orgulho para Indaiatuba conquistar o primeiro lugar no Prêmio Marcos Moraes. Esse reconhecimento mostra que nossa cidade é referência em inovação e saúde pública. O programa com o teste de DNA-HPV, desenvolvido aqui com a Unicamp e apoio da Roche, virou exemplo para todo o Brasil e vai ajudar a salvar vidas em todo o SUS”.

O médico ginecologista, coordenador do Programa de Planejamento Familiar da Rede Municipal de Saúde e atual presidente da Câmara, Dr. Túlio José Tomass Couto, acrescentou: “É uma grande honra fazer parte deste estudo que começou aqui em Indaiatuba e hoje inspira todo o país. Já realizamos o exame de DNA-HPV em cerca de 30 mil mulheres, e em quase quatro mil casos positivos, nossas equipes puderam agir rapidamente na prevenção do câncer do colo do útero. Esse resultado mostra o poder da ciência aliada à saúde pública”.

Para a secretária de Saúde de IndaiatubaDra Heloísa Salatino, o prêmio é um marco para o município e para a saúde pública brasileira. “Esse reconhecimento é motivo de orgulho para toda a equipe da Saúde e mostra que o investimento em ciência e inovação pode transformar vidas. Indaiatuba foi pioneira e agora ajuda a construir uma política nacional de prevenção ao câncer de colo do útero”, destacou.

O estudo, desenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com o apoio técnico e científico da Roche, teve como um dos principais coordenadores o médico ginecologista e coordenador Programa de Planejamento Familiar da Rede Municipal de Saúde e atual Presidente da Câmara de Vereadores Dr. Túlio José Tomass Couto, além dos pesquisadores Dr. Júlio Cesar Teixeira, Dra. Diama Bhadra Vale e Dra. Joana Froes Bragança, professores associados ao Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp; Dra. Michelle Garcia Discacciati, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP; Dra. Críbis Silva Campos, médica doutora em Ginecologia pela Unicamp; Dr. Luiz Carlos Zeferino, professor titular do departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp; Graziela Drigo Bossolan Garcia, chefe de Gabinete Institucional de Indaiatuba e Dra. Heloísa Carla Salatino, secretária de Saúde de Indaiatuba.

A iniciativa iniciou em 2017 e marcou uma verdadeira transformação na forma de prevenir o câncer do colo do útero. Indaiatuba foi o primeiro município do Brasil a substituir o tradicional exame de Papanicolau pelo teste de DNA-HPV, tecnologia que identifica precocemente a presença do vírus causador da doença. O novo método aumentou significativamente a taxa de detecção de lesões precursoras e reduziu em até 10 anos a idade média dos casos de câncer diagnosticados, permitindo o tratamento antes do surgimento dos sintomas.

 

Com resultados expressivos, o projeto comprovou que o rastreamento por DNA-HPV é mais eficiente, econômico e acessível do que o modelo tradicional, e serviu de base científica para a criação das novas diretrizes nacionais do Ministério da Saúde, que devem ampliar o uso do teste em todo o Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2025.

Comentários