Offline
Indaiatuba é homenageada na comemoração de 10 anos do Índice de Efetividade da Gestão Municipal
Cidade foi certificada pelo TCESP pelas ações de vacinação extramuros
Por Janete
Publicado em 14/10/2025 22:26
Indaiatuba

A semana começou com uma boa notícia para Indaiatuba. O município foi homenageado durante a cerimônia de comemoração dos 10 anos de implantação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). A cidade foi reconhecida pelas boas práticas na área da Saúde com o projeto de vacinação extramuros. O prefeito Dr. Custódio Tavares (MDB) recebeu o certificado das mãos do vice-presidente do TCESP, Dimas Ramalho. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira (13/10) na sede da Corte, na capital paulista, e contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A cerimônia de aniversário também contou com a divulgação do IEG-M de 2025, calculado a partir de informações referentes ao exercício de 2024. Indaiatuba permanece com a nota “B”, sendo classificada como uma gestão “Efetiva”. Em fevereiro deste ano, o município teve o mesmo desempenho de nota na avaliação com base em dados referentes a 2023, o que o posicionou no grupo das cidades melhores avaliadas do Estado.

O prefeito comemorou a premiação falando da importância de se utilizar bem os recursos públicos. “Nosso empenho em fazer o melhor possível com os recursos que temos vem colocando Indaiatuba em uma posição de destaque há quase três décadas, e a população sente isso na forma de qualidade de vida. É para isso que trabalhamos, para que nossos munícipes tenham cada vez mais acesso a serviços públicos de qualidade. Quero aproveitar para parabenizar a equipe da Secretaria da Saúde por essa conquista. O cuidado em ampliar a cobertura vacinal de nossa população, com ações fora das unidades de saúde, recebeu o reconhecimento que merece. Parabéns a todos que fazem parte desse trabalho”, completou Dr. Custódio.

O IEG-M é um indicador criado em 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para medir o desempenho das prefeituras paulistas em relação à eficiência na utilização do orçamento, permitindo identificar áreas que precisam de melhorias. “O IEG-M auxilia a nossa fiscalização, mas também é um instrumento pedagógico, com orientação e indução de boas práticas aos gestores. O indicador é um exemplo de que a fiscalização e a orientação podem andar de mãos dadas em prol da sociedade”, declarou a Conselheira-Presidente Cristiana de Castro Moraes.

O índice avalia as gestões municipais nas sete principais áreas da administração pública: saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, segurança nas cidades (Defesa Civil) e tecnologia da informação.

O indicador foi reconhecido em 2018 pelo Prêmio Innovare, o principal da área jurídica brasileira, ao ficar entre os dois finalistas na categoria ‘Tribunais’, que reuniu 89 projetos inscritos por Cortes de todo o país.

 

Comentários