Offline
Saúde de Campinas faz atividades especiais de multivacinação no Dia das Criança
Equipes realizam atividades no Parque Ecológico Monsenhor José Salim, onde haverá espaço para crianças e aulas de ritmos, e no kartódromo do Taquaral. Veja orientações
Por Janete
Publicado em 10/10/2025 17:33
Saúde

A Secretaria de Saúde de Campinas realiza neste domingo de Dia das Crianças, 12 de outubro, atividades especiais da Campanha de Multivacinação 2025 no Parque Ecológico Monsenhor José Salim, na Vila Brandina, e no kartódromo da Lagoa do Taquaral.

O objetivo é ampliar a cobertura vacinal para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos e nesta estratégia também serão aplicadas doses contra o HPV para o público de 15 a 19 anos. A mobilização começou na segunda, 6, e vai até o fim deste mês.


Agendas

Parque Ecológico Monsenhor José Salim

  • A vacinação ocorre das 9h às 11h perto do estacionamento principal.
  • O parque está localizado na rodovia Heitor Penteado, altura do km 3,2, Vila Brandina.


A Saúde terá no parque uma tenda para ação educativa sobre prevenção à febre maculosa e a Ceasa realizará orientações aos visitantes sobre o que é alimentação saudável.

O espaço contará ainda com uma programação que reúne aulas de ritmos, espaço para crianças e tenda de massagem abertas ao público promovida pelo Rotary Club de Campinas Andorinhas. Já a caminhada “#Juntos contra pólio”, também organizada pela instituição, será realizada por pessoas inscritas no evento e o valor será revertido para projetos sobre o tema. Vale destacar que o período de inscrições já foi encerrado.


Kartódromo da Lagoa do Taquaral

  • A vacinação no espaço vai das 8h às 12h. 
  • O espaço fica na avenida Dr. Heitor Penteado, 1671, Parque Taquaral.



Doses disponíveis e orientações

Entre as vacinas que podem ser atualizadas estão as que protegem contra doenças como: sarampo, caxumba, rubéola, catapora, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningites C e ACWY, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, hepatite A, gripe e febre amarela. 

Todas as doses estão disponíveis nos centros de saúde (CSs). Vale destacar, ainda, que as vacinas contra a dengue e tuberculose (BCG) são aplicadas apenas em unidades básicas.

Para receber imunizantes, a criança ou adolescente deve estar acompanhada dos pais/responsáveis ou levar autorização. Além disso, é necessário apresentar documento com foto e caderneta, se tiver.

A população de 0 a 14 anos em Campinas está estimada em 190.882. A meta é verificar a caderneta vacinal do público-alvo e, com isso, aplicar doses em falta ou atrasadas.

Já a ação para imunização contra o HPV, chamada de resgate, teve início em agosto e deve contemplar quase 30 mil jovens que perderam a oportunidade de se vacinar anteriormente. A iniciativa é necessária uma vez que desde abril de 2024 o Ministério da Saúde orienta em nota técnica a aplicação de dose única do imunizante para as crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, além de oferta temporária para pessoas de 15 a 19 anos não vacinadas.


Serviço

As vacinas também continuam disponíveis nos centros de saúde. Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis em: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/centros-de-saude.

Comentários