Offline
Cartazes fixados nos ônibus estimulam a prática de bons hábitos no transporte público de Campinas
Dicas de boa convivência também estão sendo reforçadas na segunda edição do "Prêmio Boas Práticas na Mobilidade Urbana" promovido pela Emdec
Por Janete
Publicado em 07/10/2025 17:47 • Atualizado 07/10/2025 17:49
Transportes

Promover o respeito e a boa convivência no transporte público coletivo. Com esse objetivo, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) colocou em prática uma ação que estimula os usuários a adotarem a gentileza e os bons hábitos enquanto utilizam as linhas municipais. As dicas estão sendo disseminadas na forma de cartazes ilustrativos fixados nos ônibus, com o tema “Ônibus é coletivo. E o respeito também deve ser”.

 

Segurar a mochila na frente do corpo, usar fones de ouvido, respeitar os assentos preferenciais (idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, obesas e com o Transtorno do Espectro Autista - TEA) e promover a gentileza entre usuários e motoristas são algumas das mensagens que a campanha estimula. Algumas dessas regras, inclusive, já são exibidas em alertas presentes nos coletivos.

 

Vale lembrar que além dos hábitos ilustrados nas peças da campanha, existem muitos outros que zelam pela boa convivência nos coletivos e que devem ser praticados. Confira alguns deles:

 

  • Não sente nas escadas, nem permaneça em frente à porta antes do momento de desembarcar: esse hábito prejudica os usuários que estão tentando descer do ônibus.
  • Evite consumir alimentos e bebidas no interior dos coletivos: em movimentos bruscos, pode haver derramamento nos demais passageiros.
  • Descarte o lixo corretamente: na ausência de lixeiras dentro dos veículos, faça o descarte após desembarcar.
  • Respeite o espaço dos outros usuários: não coloque mochilas ou outros objetos em cima do banco.
  • Facilite a fluidez dos embarques, dando prioridade aos usuários com dificuldades de locomoção e mantendo Bilhete Único ou QR Code em mãos.
  • Colabore com a segurança de todos: durante a viagem, fale somente o indispensável com o motorista. O profissional precisa de atenção e foco no trânsito.
  • Nos pontos de ônibus, também há espaço para gentileza: respeite os assentos preferenciais destinados a idosos, pessoas com deficiência, obesos e deficientes visuais acompanhados de cão guia. Nos terminais, a prioridade de uso dos bancos disponíveis também é deste público.

 

Gentileza no transporte

Como parte de seus esforços contínuos na busca por um sistema de transporte cada vez mais respeitoso, empático e inclusivo, a Emdec promove o treinamento “Motoristas em Ação - Boas Práticas no Transporte Coletivo”.

 

Os profissionais aprendem na teoria e na prática os desafios vividos por uma parte dos usuários do transporte público. Nas aulas, há debates sobre empatia, respeito e inclusão. Já na prática, com pesos em suas pernas e com vendas nos olhos, esses profissionais simulam o dia a dia de pessoas com mobilidade reduzida, portadores de deficiência visual, entre outros.

 

O curso começou em setembro de 2024 e é dividido em várias turmas, compostas por motoristas das concessionárias e cooperativas que operam o transporte público coletivo de Campinas, incluindo o PAI-Serviço. A expectativa é de alcançar, ao final do processo, cerca de 1,6 mil profissionais, que conduzem os ônibus municipais em Campinas.

 

Prêmio Boas Práticas

Com o tema “O papel dos profissionais do transporte na promoção da mobilidade urbana”, a Emdec também está promovendo a segunda edição do Prêmio Boas Práticas na Mobilidade Urbana. São duas categorias: “Motorista Nota 10”, com inscrições até o dia 24 de outubro, e “Escolas”, voltadas a estudantes, educadores e gestores da educação básica (pública e privada), com inscrições nos dias 3 e 4 de novembro.

 

O objetivo é selecionar e valorizar iniciativas de mobilidade urbana em Campinas, premiando projetos de instituições de ensino e reconhecendo o desempenho de motoristas do transporte público coletivo.

 

Para informações de trânsito e sugestões, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelo site https://portal.emdec.com.br/faleconosco/; aplicativo Emdec, disponível na Google Play e na App Store; e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD.

Comentários