A Caravela da Lagoa do Taquaral (Parque Portugal), embarcação de madeira, réplica da nau do navegador Pedro Álvares Cabral e cartão-postal de Campinas, passará por manutenção a partir de desta terça-feira, 7 de outubro, e ficará fechada para visitação por 40 dias.
O trabalho será feito pela equipe do Departamento de Parques e Jardins, da Secretaria de Serviços Públicos, para troca de parte do madeiramento e pintura da estrutura. O custo da obra é de cerca de R$ 90 mil.
O secretário Ernesto Paulella explica que a Caravela passa por desgaste do material, porque fica ao ar livre, sob sol e chuva. "A manutenção periódica é fundamental para que a estrutura se mantenha em boas condições e continue a ser visitada pelos frequentadores do parque", explica.
Caravela: para vivenciar a história dos navegadores
A Caravela, réplica da nau Anunciação, do navegador e explorador Pedro Álvares Cabral, que chegou ao Brasil em 1500, é um dos pontos altos na visita à Lagoa do Taquaral. O parque tem uma caravela desde 1973. Ao longo dos anos foi totalmente reconstruída e é, desde então, uma atração icônica da cidade.
Antigamente a embarcação permanecia na água, dentro da lagoa, e já aberta aos visitantes. Em 2013, depois de anos fora da água por estar deteriorada, passou por completa restauração, finalizada em 2014. A partir de então, a Caravela passou a permanecer fora da água, em um deque, com bancos, para que os visitantes possam prestigiar a bela vista da lagoa.
Após a manutenção, a Caravela voltará a abrir de sexta-feira a domingo, das 9h às 17h. Escolas podem agendar visitas. A entrada é gratuita.
A Lagoa do Taquaral fica na avenida Heitor Penteado, s/n, Parque Taquaral. Funciona todos os dias, das 6h às 21h.