O prefeito de Campinas e presidente do Consórcio Conectar, Dário Saadi, fez nesta quinta-feira, 25 de setembro, uma apresentação sobre o papel da saúde digital na ampliação e qualificação dos atendimentos aos pacientes do SUS durante painel no Connected Smart Cities 2025, em São Paulo. O evento é reconhecido como a principal plataforma de cidades inteligentes do Brasil e reúne autoridades de todo país, além de representantes de universidades, empresas e entidades para debates sobre inovações.
No período de apresentação, Dário tratou sobre a expansão da oferta de teleconsultas por empresas de serviços médicos já credenciadas pelo Conectar, iniciativa ligada à Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). Ela permite aos municípios a implantação ou expansão da saúde digital com especialistas de todo país.
Além disso, o prefeito fez uma análise sobre os resultados do programa Acesso Fácil Saúde Campinas.
3,3 milhões de horas de teleconsultas
A proposta do Conectar está em expansão. Em julho o consórcio tinha oito empresas credenciadas com uma projeção de 906 mil horas divididas em 3,6 milhões de teleconsultas.
Neste momento, o consórcio projeta 3,3 milhões de horas de atendimentos por 19 empresas já credenciadas. Na prática, este tempo pode permitir até 13,8 milhões de teleconsultas com profissionais generalistas e de mais 30 especialidades que serão ofertadas em todos os períodos do dia, conforme interesse de cada município.
O prefeito de Campinas articula a iniciativa desde janeiro, quando assumiu a presidência do Conectar. Ele também é presidente da Comissão de Saúde da FNP, entidade que apoia a proposta com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
“O evento Connected Smart Cities foi uma excelente oportunidade para mostrar os avanços na Saúde Digital de Campinas e, ainda, apresentar o trabalho do Conectar para que municípios em todas as regiões do país tenham a possibilidade de adesão para qualificar a assistência em saúde”, ressaltou Dário.
Durante o painel ele debateu sobre saúde digital com a secretária de Saúde da Prefeitura de Vitória (ES), Magda Cristina Lamborghini, o gerente médico do Centro de Telemedicina do Hospital Albert Einstein e presidente do Saúde Digital Brasil, Carlos Pedrotti, além da diretora-executiva da Universaúde, Larissa Grisi.
Como funciona o credenciamento?
O contrato é feito diretamente pelas cidades com a empresa responsável pelos serviços de teleconsulta, portanto, os recursos não passam pela conta do consórcio. Cada hora de consulta com médico generalista ou especialista foi definida em edital por cerca de R$ 200. Em média, cada hora contratada significa quatro atendimentos pelo profissional.
O Conectar é o maior consórcio público do país em saúde, com quase 1.750 cidades participantes. Mais informações estão no site: https://consorcioconectar.org/.
Saúde Digital em Campinas
Dário também tratou sobre a experiência de Campinas com a saúde digital no Connected Smart Cities. O programa Acesso Fácil Saúde Campinas ultrapassou a marca de 1,5 milhão de atendimentos e orientações realizados a pacientes do SUS Municipal na primeira quinzena deste mês. O levantamento da Secretaria de Saúde inclui serviços de telessaúde e o uso da assistente virtual "Ana", que tem ampliado o alcance dos serviços, monitorado pacientes e otimizado os atendimentos presenciais por meio da qualificação das filas.
Além disso, o programa tem reforçado campanhas de vacinação e promovido ações temáticas voltadas ao bem-estar da população, consolidando-se como uma referência em inovação e eficiência na saúde pública.
- Resultados das interações (soma) - 1.537.971
- Redução do absenteísmo em consultas nos centros de saúde: 836.558
- Acompanhamento pacientes diagnosticados ou com suspeita de dengue: 173.811
- Vacina dengue (2ª dose atrasada): 18.491
- Alerta dengue - controle de criadouros: 30.536
- Consultas (teleconsultas, teleconsultorias e teleorientações em geral): 100.255
- Qualificação das filas: 69.704
- Oferta de teleconsulta em especialidades: 19.190
- Oferta de teleorientação para pacientes com doenças crônicas: 32.765
- Campanha Outubro Rosa: 123.092
- Campanha Novembro Azul: 133.569
Os serviços de telessaúde começaram a ser ofertados ao público em março de 2023. Já a aplicação de inteligência artificial em ações de comunicação da secretaria por meio da Ana, assistente virtual da Secretaria de Saúde, teve início em fevereiro de 2024.