O programa Acesso Fácil Saúde Campinas ultrapassou a marca de 1,5 milhão de atendimentos e orientações realizados a pacientes do SUS Municipal. O levantamento da Secretaria de Saúde inclui serviços de telessaúde e o uso da assistente virtual "Ana", que tem ampliado o alcance dos serviços, monitorado pacientes e otimizado os atendimentos presenciais por meio da qualificação das filas.
Além disso, o programa tem reforçado campanhas de vacinação e promovido ações temáticas voltadas ao bem-estar da população, consolidando-se como uma referência em inovação e eficiência na saúde pública.
"Esse resultado é um verdadeiro exemplo de como a tecnologia pode transformar a saúde pública. Ultrapassar 1,5 milhão de atendimentos mostra não só a eficiência do programa, mas também o compromisso da cidade com inovação, acessibilidade e cuidado humanizado", ressaltou a diretora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital (DEPS) de Campinas, Marcelle Benetti.
O que foi feito?
- Resultados das interações (soma) - 1.537.971
- Redução do absenteísmo em consultas nos centros de saúde: 836.558
- Acompanhamento pacientes diagnosticados ou com suspeita de dengue: 173.811
- Vacina dengue (2ª dose atrasada): 18.491
- Alerta dengue - controle de criadouros: 30.536
- Consultas (teleconsultas, teleconsultorias e teleorientações em geral): 100.255
- Qualificação das filas: 69.704
- Oferta de teleconsulta em especialidades: 19.190
- Oferta de teleorientação para pacientes com doenças crônicas: 32.765
- Campanha Outubro Rosa: 123.092
- Campanha Novembro Azul: 133.569
Os serviços de telessaúde começaram a ser ofertados ao público em março de 2023. Já a aplicação de inteligência artificial em ações de comunicação da secretaria por meio da Ana, assistente virtual da Secretaria de Saúde, teve início em fevereiro de 2024. Os dados foram atualizados até 10 de setembro deste ano.
Campinas totalizou 100.255 consultas digitais, incluindo 50.291 mil teleconsultas e 49.964 mil teleconsultorias (interações entre profissionais de saúde na assistência a um paciente). Neste grupo de usuários, 2,22% precisaram ser direcionados para a modalidade presencial.
O restante dos atendimentos está relacionado ao envio de alertas e monitoramento de pacientes suspeitos de dengue, inclusive com a convocação para a 2ª dose da vacina; interações para exames e consultas no Outubro Rosa e Novembro Azul; confirmação de presença em consultas e qualificação das filas - processos realizados via chatbot; e o recente uso da teleorientação direcionada para pacientes com doenças crônicas.
Comunicações com a "Ana"
As comunicações feitas a partir da "Ana" aos usuários da rede pública de Campinas são pelo número (19) 9-9782-0990. As mensagens incluem identidade visual da assistente virtual, a frase “Acesso Fácil Saúde Campinas” e logo do SUS. Não é possível enviar mensagens para este contato, uma vez que ele permite ao paciente apenas digitar/selecionar opções para realizar confirmações a partir de perguntas feitas via chatbot.
Já para as interações que são feitas a partir dos usuários do SUS Municipal com a Ana, o número é o (19) 9-9899-0903. Neste caso, o paciente consegue acessar as principais informações da Secretaria de Saúde e tirar dúvidas, incluindo eixos temáticos como saúde da criança, orientações sobre dengue, saúde da mulher, saúde bucal, atendimento domiciliar, informações sobre zoonoses e listas de medicamentos e vacinas disponíveis em cada uma das unidades. Há, ainda, a possibilidade de obter resultados de exames on-line, a partir de dados ou uso de QR Code.
Investimentos em educação
Em agosto, a Prefeitura lançou um programa inédito de treinamento e qualificação em telessaúde direcionado para os estudantes matriculados em cursos de graduação ou pós na área de saúde mantidos por faculdades e universidades no município ou cidades da Região Metropolitana (RMC).Em outra frente, a Saúde quer ampliar a quantidade de convênios com instituições de ensino em todo país para expandir o número de oportunidades práticas para atuação na telessaúde.
Os detalhes estão disponíveis em: https://campinas.sp.gov.br/noticias/campinas-lanca-programa-inedito-de-treinamento-e-qualificacao-em-telessaude-para-estudantes-128012.