Offline
Agosto Azul e Vermelho: Campinas alerta para doenças vasculares e destaca excelência do Hospital Mário Gatti
Enfermidades cardiovasculares são a principal causa de morte em nível mundial; combate às doenças inclui prevenção e tratamento
Por Janete
Publicado em 15/08/2025 17:43
Saúde

Em meio à campanha nacional do Agosto Azul e Vermelho, promovida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) para reforçar a importância da prevenção e cuidados com as doenças que afetam a saúde vascular, Campinas destaca a excelência e referência do Hospital Mário Gatti nas cirurgias deste tipo de especialidade.

Além disso, nesta sexta-feira, 15 de agosto, é celebrado o Dia do Cirurgião Vascular, profissional fundamental nos cuidados e tratamento de casos que envolvem estas doenças que afetam o sistema circulatório (artérias, veias e vasos linfáticos). Elas  podem provocar danos significativos na qualidade de vida dos pacientes e resultar em mortes.


Doenças vasculares: alta incidência no mundo

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em nível mundial. No Brasil, a estimativa é de 400 mil óbitos ligados a essas doenças, quase 30% de todas as mortes no país, de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo o Sistema de Informação de Mortalidade de Campinas, as doenças vasculares são registradas junto ao grupo das doenças cardiovasculares, que estão entre as principais causas de morte também na cidade.

Entre 2020 e 2024, as doenças cardiovasculares resultaram em 11.578 mortes. Desses, 3.676 (31,75%) tiveram origem em doenças vasculares, incluindo problemas cerebrovasculares, arteriais e venosos. A média equivale a 735 óbitos por ano.


O que são doenças vasculares e os principais tipos

As doenças vasculares afetam os vasos sanguíneos e comprometem o transporte de nutrientes e oxigênio pelo corpo. Segundo o cirurgião vascular Mauro Bombonatti Filho, coordenador da cirurgia vascular e preceptor da residência da mesma área no Hospital Mário Gatti, a especialidade tem dois grandes grupos: as doenças venosas e as doenças arteriais. 

“Há também as doenças linfáticas, que envolvem o sistema linfático, responsável pela drenagem de fluidos e resíduos do corpo. Um exemplo é o linfedema, que causa inchaço nos membros”, explicou. 


Entenda os três grupos
 

  • Doenças venosas – Afetam as veias e dificultam o retorno do sangue ao coração, causando varizes, tromboses, tromboflebite e úlceras venosas.
     
  • Doenças arteriais – Envolvem as artérias, podendo provocar
  • Sintomas e fatores de risco

    Os principais sintomas das doenças vasculares são: dores nas pernas e pés, especialmente ao caminhar; inchaço nas pernas e tornozelos; sensação de peso e cansaço nas pernas; alterações na cor da pele (esbranquiçada, azulada ou avermelhada); feridas e úlceras que não cicatrizam; formigamento e dormência nas extremidades. 

    São considerados fatores de risco: idade avançada, histórico familiar, sedentarismo, obesidade, diabetes, hipertensão e tabagismo. A prevenção inclui alimentação equilibrada, prática regular de exercícios e abandono do cigarro.


    Mário Gatti: referência nacional em cirurgia vascular

    Reconhecido nacionalmente, o Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Mário Gatti, liderado pelo médico Mauro Bombonatti, atua em casos de alta complexidade e na formação de especialistas. A residência médica da área, disputada nacionalmente, oferece três vagas anuais e dura dois anos, sendo necessário concluir antes três anos de cirurgia geral. 

    O programa é conhecido pelo grande volume de atendimentos e pela diversidade de casos, que preparam o profissional para atuar em qualquer hospital de urgência e emergência do país. 

    “A complexidade da especialidade leva a um conhecimento melhor da área. A residência aqui não te ensina só a operar, mas a ter uma visão do assistencial. Então é uma riqueza de conhecimentos que, somada a uma equipe que trabalha com coesão há quase 30 anos, forma residentes preparados para qualquer situação dentro da especialidade”, afirmou. 

    De acordo com ele, o trabalho do cirurgião vascular abrange desde o diagnóstico e tratamento clínico até a realização de procedimentos cirúrgicos para diversas condições, como doenças arteriais, venosas e linfáticas. 

    Outro ponto forte da residência em cirurgia vascular é a intensa interação com outras especialidades, como nefrologia para as confecções de fístulas, oncologia, ortopedia, pediatria, Comissão de Feridas e Estomas, entre outros.
  • Fama e disputa

    A residência em cirurgia vascular do Hospital Mário Gatti é conhecida e disputada nacionalmente. Yana Fracari, R1 (1º ano de residência) da cirurgia vascular, conheceu o serviço pelo marido, que fez residência de urologia no hospital. “É uma residência muito boa porque o hospital é porta aberta, com um volume muito grande de pacientes, procedimentos e doenças principalmente arteriais. Ela te prepara para vida profissional e para trabalhar em qualquer lugar”, disse.

    Ricardo Augusto Salles Carneiro de Araujo Filho, de Fortaleza (CE), se interessou pela residência do Mário Gatti pela fama de ser uma das melhores da região Sudeste. “O médico que sai daqui, independente da área, sai muito bem capacitado para atuar em qualquer hospital. Toda a experiência que eu vivo é muito importante para evoluir profissionalmente”, afirmou o R2.

    Jhon Carlos Vivancos Salazar, R2, percorreu uma distância ainda maior e deixou a Bolívia para fazer parte da residência. “Conheci por meio de dois médicos, depois ouvi residentes falando muito bem e quis fazer a prova. Aqui tem bastante fluxo, aproveitamos muito o aprendizado”, explicou.


    Medicina regenerativa e inovação no tratamento vascular

    O Hospital Mário Gatti também se destaca na pesquisa e aplicação de técnicas avançadas, como medicina regenerativa, curativo a vácuo e câmara hiperbárica, recursos disponíveis em poucos centros no Brasil.

    No Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular 2024, a equipe apresentou estudo sobre o uso de células-tronco derivadas da gordura para tratar feridas após revascularização, evitando amputações. “Poucos serviços no país oferecem esses recursos. Nossa missão é unir inovação e cuidado humanizado para salvar vidas”, destacou Bombonatti.


    Agosto Azul e Vermelho

    O Agosto Azul e Vermelho refere-se às cores que simbolizam veias (azul) e artérias (vermelho), respectivamente, órgãos importantes do sistema circulatório. A campanha visa informar a população sobre a importância da prevenção e tratamento de doenças vasculares, como trombose, aneurismas, doenças arteriais periféricas e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

     
  • aterosclerose, aneurismas, dissecções e doenças arteriais periféricas, coronarianas, carotídeas e da aorta.
     
  • Doenças linfáticas – Afetam o sistema linfático, responsável pela drenagem de fluidos, como no linfedema.


No Hospital Dr. Mário Gatti, o principal foco do atendimento da cirurgia vascular são os pacientes com doenças arteriais, seja por causa de traumas ou por complicações de outras doenças, como o pé diabético, que são lesões nas extremidades dos pés em pessoas com diabetes, que podem apresentar feridas, infecções e até amputação. Este último representa a grande maioria dos casos na enfermaria da especialidade.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!