Offline
Indaiatuba é finalista nacional em duas categorias do Prêmio Acessa de Autocuidado em Saúde
Programa De Olhos nos Olhos e ferramenta Dengue colocam município entre os finalistas na premiação que reconhece práticas inovadoras
Por Janete
Publicado em 08/08/2025 17:38
Indaiatuba

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, celebra a indicação como finalista em duas categorias do Prêmio Acessa de Autocuidado em Saúde 2025, uma das principais iniciativas nacionais de valorização de práticas que promovem o autocuidado no SUS e em projetos de gestão pública. A iniciativa é promovida pela Editora Abril e Acessa (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado); os vencedores terão seus projetos divulgados nas redes sociais da Veja Saúde, além de certificado e troféu.

Na categoria Promoção à Saúde, o destaque foi para o Programa De Olhos nos Olhos, já em Soluções Digitais e Tecnológicas para o Autocuidado em Saúde, a ferramenta Dengue foi selecionada. A cerimônia de premiação acontece no dia 19 de agosto, em Brasília, com os projetos finalistas escolhidos entre dezenas de iniciativas de todo o país.

Para o prefeito de Indaiatuba, Dr Custódio Tavares, essa conquista reforça que Indaiatuba está no caminho certo da saúde pública. “Estamos investindo em tecnologias e ações humanizadas que colocam o cidadão como protagonista do cuidado com a própria saúde. É uma honra ver nosso trabalho reconhecido em nível nacional”, salientou Dr Custódio.

A secretária de Saúde, Dra Heloísa Salatino, recebeu muito orgulho as indicações. “Ser finalista em duas categorias do Prêmio Acessa mostra que a saúde em Indaiatuba investe em inovação, escuta ativa e ferramentas digitais para apoiar o autocuidado da população de forma prática, efetiva e humanizada”, argumentou Dra Heloísa.

Programa De Olhos nos Olhos

O programa de Olhos nos Olhos é realizado pela Secretaria da Saúde em parceria com a de Educação como estratégia de cuidado anual, que realiza a aferição da refração binocular de mais de 15 mil crianças de 4 a 11 anos das escolas da Rede Municipal. O objetivo é detectar precocemente alguma anormalidade que possa atrapalhar o desenvolvimento físico e educacional. Após a avaliação os alunos que apresentarem astigmatismo, miopia, hipermetropia, entre outros serão encaminhados para a consulta oftalmológica com prioridade.

 

Ferramenta “Dengue”

A ferramenta “Dengue” foi desenvolvida e inserida na plataforma Minha Indaiatuba como um importante avanço no uso da tecnologia a serviço da saúde pública municipal, que orienta sobre a doença e direciona o paciente ao serviço de saúde mais adequado para o quadro do paciente, conforme as informações registradas no formulário de triagem.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!