A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) dá início nesta sexta-feira (01) à programação do 9º Mês do Patrimônio Histórico e Cultural de Jundiaí, que irá propor em suas atividades ao longo do mês de agosto a reflexão e discussões sobre o tema “Patrimônio vivo – espaço, história e natureza”.
A cerimônia de abertura, marcada para as 19h, será realizada na Sala Santos-Jundiaí do Espaço Expressa, ocasião em que o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Unidade irá apresentar a temática da edição, o cronograma de atividades propostas ao longo do mês de agosto e as frentes de atuação do DPH no Município.
A cerimônia contará também com o show musical da banda São João Batista além de um Cortejo especial com a Companhia de Teatro de Jundiaí, corpo artístico municipal ligado à UGC, sobre “Pituca, Sebastião e Lobisomem”, história difundida na região do bairro do Santa Clara, na Serra do Japi. A apresentação contou com a parceria da Associação Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SABS).
Serão também apresentadas as obras vencedoras da Premiação Fotográfica “Fragmentos do Tempo”, promovida pelo DPH. As fotografias com patrimônios tombados do Município ficarão expostas na Sala Santos-Jundiaí ao longo do mês.
No espaço também serão montadas as exposições temáticas referentes às atividades como Festival de Capoeira e Colóquio do Samba, que também serão realizados no Espaço Expressa, respectivamente, no domingo (03), das 10h às 15h, e no domingo (10), das 14h às 18h.
O Espaço Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760 – antigo Complexo Fepasa.
Mais Mês do Patrimônio
A programação temática segue até o dia 31 de agosto, com o objetivo de, dentro do tema da edição, incentivar a valorização e preservação patrimoniais por meio do diálogo entre a população, o Poder Público e as instituições acadêmicas.
As demais atividades previstas são palestras, caminhadas mediadas e ambientais, festivais, apresentações e intervenções culturais, mesas redondas, reunião do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac), feiras com produtores locais, além do 13º Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial.
Todos os detalhes da programação poderão ser consultados no site oficial do Mês do Patrimônio.