O Dia dos Pais será comemorado em 10 de agosto, segundo domingo do mês. A data é uma das mais importantes do segundo semestre para o comércio, que costuma oferecer uma grande variedade de promoções e opções de presentes. Enquanto as opções são diversas, os cuidados necessários para garantir segurança nas compras são os mesmos para todos os consumidores.
Para orientar os consumidores e evitar problemas durante as compras, o Procon Campinas elaborou uma cartilha com dicas práticas para o Dia dos Pais. O material reúne orientações essenciais para garantir uma compra segura.
A cartilha está disponível online e pode ser acessada no link: https://procon.campinas.sp.gov.br/informativos.
Confira algumas dicas da cartilha:
- Atenção às promoções - Quando uma loja anuncia uma oferta, ela deve ser cumprida. O consumidor tem o direito de pagar pelo que foi anunciado, seja na vitrine ou na internet. Cuidado com preços muito abaixo da média do mercado, já que isso pode ser indício de fraudes.
- Kits e cestas - Ao escolher kits e cestas, informe-se sobre todos os itens, quantidades e frete. Se a ideia for dar ferramentas de jardinagem ou de manutenção, confira se também é necessário usar equipamentos de proteção e se estão de acordo com a experiência de quem vai usar.
- Compras em lojas físicas - Pode ser que você erre o tamanho, a cor, ou por outra razão a troca pode ser necessária. Por isso, é importante verificar a política de troca da loja antes de comprar em lojas físicas. Nesse caso, a loja não é obrigada a trocar produtos sem defeito, isso depende da política de cada estabelecimento.
- Compras pela internet - Ao comprar na internet, evite clicar diretamente em links de redes sociais. Digite o endereço no navegador ou use o aplicativo oficial. Pesquise a reputação da loja, lembrando ainda de guardar capturas de tela, de qualquer propaganda ou promoção. Na hora de fechar a compra, se for usar cartão de crédito, dê preferência ao virtual. Em compras on-line, você tem o direito de arrependimento, podendo devolver o pedido em até sete dias após o recebimento, sem precisar de justificativa.
- Pagamentos - Verifique as opções de pagamento, e, ao usar o PIX, confira os dados de quem vai receber. Lembre-se sempre de pedir a nota ou cupom fiscal. Fique atento também a serviços como seguros e garantia estendida, pois a contratação é opcional e não pode ser imposta ao consumidor.
- Pós compras - Se a entrega atrasar ou o produto vier errado, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante que você pode exigir o cumprimento forçado, aceitar um item equivalente ou cancelar a compra, recebendo o valor pago de volta.
Reclamação no Procon Campinas
Em caso de problemas, registre sua reclamação no Procon Campinas. Além das unidades presenciais, você também pode fazer isso on-line pelo site: https://procon.campinas.sp.gov.br/atendimento.
Neste endereço, também é possível conferir os endereços, horários e como agendar o atendimento presencial. Por telefone, é possível ter acesso a atendimento e orientação pelo telefone 151, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Se estiver fora de Campinas, ligue para o número (19) 3734-2000.