Offline
Dário Saadi recebe prêmio de Prefeito Inovador 2025 e apresenta Saúde Digital em evento
Tecnologia na gestão pública: mapeamento com drones reduz tempo de levantamentos em até 90% e saúde digital ultrapassa 1,3 milhão de atendimentos recebeu o título de Prefeito Inovador 2025
Por Janete
Publicado em 24/07/2025 17:34
Região

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, recebeu o título de Prefeito Inovador 2025 durante evento da Rede Cidade Digital Inteligentes, realizado na manhã desta quinta-feira, 24 de julho. A premiação aconteceu durante fórum realizado no Clube Recreativo de Sumaré, que reuniu gestores públicos e representantes de diversos municípios interessados em soluções para cidades inteligentes.


A honraria reconhece a iniciativa da Prefeitura de Campinas em modernizar os processos de gestão urbana com o uso de drones para levantamentos topográficos, acelerando a análise de áreas públicas e contribuindo para uma Administração mais eficiente e tecnológica.


A entrega do título foi feita por José Marinho, idealizador da Rede Cidade Digital. “Está sendo um fórum muito rico, com bastante troca de experiências e sistemas de inovação. Para a cidade de Campinas, poder participar foi muito importante. Fiquei muito feliz em ganhar o prêmio de Prefeito Inovador, que é uma honra não só para mim, mas para toda a cidade”, afirmou Dário.


Apresentação da Saúde Digital no evento


Durante o evento, o prefeito também apresentou os resultados do programa de Saúde Digital de Campinas, uma das principais iniciativas tecnológicas da atual gestão. A plataforma foi lançada em março de 2023 e já contabiliza mais de 1,36 milhão de atendimentos e interações.


Entre os principais serviços oferecidos estão teleconsultas, monitoramento remoto de pacientes, alertas automatizados e ações de redução do absenteísmo — ou seja, da falta de pacientes às consultas e exames. “A ausência representa desperdício de recursos públicos. Com a Saúde Digital, evitamos milhões de reais em prejuízos e otimizamos o atendimento”, explicou o prefeito.


Dário também destacou o levantamento mais recente da Saúde, que apontou que o serviço de teleconsulta alcançou 86% de aprovação entre os usuários. Além de facilitar o acesso a especialistas, a ferramenta estrutura dados e orienta decisões em saúde pública.


“A cidade também implantou a assistente virtual Ana, que realiza o contato com pacientes, faz agendamentos e envia orientações por canais digitais, reforçando o cuidado e a proximidade com a população”, destacou.


O prefeito ainda reforçou que a adoção da Saúde Digital na Administração Pública é essencial para qualquer cidade que queira melhorar o atendimento público. “Hoje não dá mais para abrir mão dessas estratégias. Senão, continuamos enxugando gelo na saúde pública”, afirmou. “A tecnologia é uma aliada fundamental para garantir acesso, qualidade e eficiência no atendimento”, terminou.


Sobre o projeto premiado


A iniciativa premiada na manhã desta quinta-feira foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e começou a ser implantada em janeiro deste ano. O uso de drones com tecnologia de aerofotogrametria tem transformado a rotina de trabalho da Coordenadoria de Geoprocessamento e eliminado a demanda reprimida de vistorias externas.

Segundo dados da pasta, a adoção da tecnologia reduziu o tempo dos levantamentos em até 90%, otimizando recursos humanos e acelerando o planejamento urbano na cidade.

Entre os principais resultados, destaca-se o mapeamento do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, com 3,5 milhões de m² levantados em apenas três dias úteis — um processo que levaria cerca de 30 dias com métodos tradicionais. Outro exemplo é a Praça 4 do Jardim Santa Rosa, com 158 mil m², que foi mapeada em uma manhã.

Comentários