Indaiatuba recebe a 4ª colocação no prêmio Cidades Amigas do 5G
Nesta quarta-feira (13) foi divulgado resultado do prêmio Cidades Amigas do 5G que analisou as cidades mais preparadas para receber a tecnologia. Indaiatuba foi classificada em 2º lugar nas cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e recebeu o 4º lugar, comparado com os 201 municípios brasileiros com mais de 150 mil habitantes. A pesquisa foi realizada pela consultoria Teleco contratada pela Conexis Brasil Digital.
O ranking classificou as cidades que mais avançaram posições para se adequarem a as diretrizes da legislação federal (Lei Federal 13.116/2015 e Decreto Federal 10.480/2020). De acordo com a avaliação realizada pela empresa de consultoria os pontos de destaque para ranquear os municípios foram: autorização para instalação em até 60 dias; centralização e simplificação de procedimentos administrativos; processos e documentação claramente definida e cobrança de taxas condizentes ao valor efetivamente necessário para execução do licenciamento municipal.
Além da adequação da legislação municipal à Lei Geral de Antenas, o levantamento avaliou a burocracia enfrentada pelas empresas nas instalações das antenas, bem como, a necessidade de fazer a solicitação em mais de um órgão municipal; o prazo e o custo.
“Indaiatuba está cada vez mais digital e tenho a ciência da importância da tecnologia no dia a dia para os cidadãos e também para o poder público. Através de equipamentos de processamento, armazenamento e comunicação garantimos a conectividade dos serviços prestados ao cidadão. Para oferecer a qualidade a toda a cidade realizamos o investimento de 200 km de rede de fibra ótica, o que demonstra nosso interesse neste avanço e que contribuiu para estarmos como destaque na RMC. Esse prêmio é muito importante, pois vai garantir a evolução mais rápida do 5G na nossa cidade”, explica o prefeito Nilson Gaspar.
O objetivo da premiação é reconhecer as ações de municípios a fim de incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações e expandir a conectividade. Alguns pontos da cidade já foram contemplados com 5G, porém há alguns bairros em que a tecnologia ainda será implantada. Conforme o estudo, as cidades com melhores colocações conseguem liberar as instalações com agilidade. Deste modo, Indaiatuba em breve estará com o acesso em todos os locais.