Defesa Civil de Campinas passa a emitir alertas de temperaturas e baixa umidade durante todo o ano

A Defesa Civil de Campinas estabeleceu novos parâmetros sobre a publicação do sistema de alerta antecipado que passa a ser emitido o ano todo. A Prefeitura publicou um decreto nesta sexta-feira, 5 de abril, sobre a publicação do sistema de alerta antecipado de multirriscos de Campinas, com a incumbência de adotar as medidas necessárias à redução dos riscos de desastres antes de eventos perigosos. Os parâmetros adotados para a emissão de alerta serão as mudanças climáticas, altas temperaturas, baixas temperaturas e baixa umidade relativa do ar.

Tradicionalmente os parâmetros para emissão de alerta sobre a declaração de estado de emergência são divulgados pela Defesa Civil durante a Operação Estiagem (de maio a setembro) e Operação Verão (de dezembro a abril). O decreto da Defesa Civil estabeleceu que o alerta seja emitido o ano todo.

Os alertas serão publicados no site resiliente.campinas.sp.gov.br e no portal da Prefeitura de Campinas, em campinas.sp.gov.br.

O novo decreto leva em consideração a necessidade de implementar o Sistema de Alerta Antecipado de Multirriscos, preconizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para proteger as populações mais expostas à variabilidade do clima e os eventos extremos, adotando procedimentos essenciais para permitir tomadas de medidas oportunas para reduzir os riscos de desastres antes de eventos perigosos.

O departamento de Defesa Civil de Campinas estabelecerá as diretrizes coordenadoras para a emissão de alertas em Campinas, em conjunto com os órgãos integrantes do sistema nacional, estadual e municipal de Proteção e Defesa Civil.

Será utilizada a Codificação Brasileira de Desastres como referência para implementação do Sistema de Alerta Antecipado de Multirriscos de Campinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com